Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4245Palavras-chave:
Paulo Freire, Democracia, Alfabetização de adultos, Educação popular, DiálogoResumo
Educação como Prática da Liberdade é o primeiro livro escrito por Paulo Freire. A obra, chamada de ensaio pelo autor, tem sua fundamentação teórica nas leituras e estudos que Paulo Freire fez, bebendo das fontes mais profundas e respeitáveis da filosofia e das teorias educacionais. Entretanto, o texto não é composto apenas de teorias. Freire era um homem do povo e lutava pela emersão popular, pela possibilidade de as pessoas simples terem liberdade e criticidade para pelo menos gerenciarem suas próprias vidas. Por isso, o livro carrega a experiência do autor em inúmeros processos de alfabetização popular, pois sabia que esse era um caminho para a tomada de consciência da situação real vivida pelos alfabetizandos. A bem-sucedida aplicação de seu método na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963, possibilitou a alfabetização de 300 cortadores de cana em 45 dias. O presidente João Goulart, à época, aprovou a replicação do método em todo o Brasil. Os trabalhos foram iniciados em janeiro de 1964, mas interrompidos ainda na fase de organização pelo Golpe de Estado de 31 de março daquele ano. Considerado subversivo, Paulo Freire foi preso e posteriormente exilado. E foi justamente o exílio que lhe permitiu organizar suas ideias e seus escritos, produzindo no Chile o livro em questão. Em seus quatro capítulos, Freire inicia com a abordagem de conceitos importantes e fundamentais que permeiam toda a obra. Em seguida, apresenta uma explanação histórica da realidade brasileira que aponta nossa inexperiência democrática. Na sequência, expõe o desafio e a necessidade de uma educação crítica e libertadora, uma educação que, antes de tudo, é um ato de amor e, por isso, um ato de coragem. No último capítulo, Freire apresenta seu método de alfabetização de adultos. O texto que segue é uma compilação das ideias do autor expressas nessa obra. Não chega a ser uma resenha, pois não será exibido uma análise crítica, mas apenas um esforço de ordenar os conceitos apresentados por Freire. Por óbvio, um maior entendimento requer a leitura atenta e prazerosa da integra do livro.
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Referências
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. 32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
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