Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4245

Palavras-chave:

Paulo Freire, Democracia, Alfabetização de adultos, Educação popular, Diálogo

Resumo

Educação como Prática da Liberdade é o primeiro livro escrito por Paulo Freire. A obra, chamada de ensaio pelo autor, tem sua fundamentação teórica nas leituras e estudos que Paulo Freire fez, bebendo das fontes mais profundas e respeitáveis da filosofia e das teorias educacionais. Entretanto, o texto não é composto apenas de teorias. Freire era um homem do povo e lutava pela emersão popular, pela possibilidade de as pessoas simples terem liberdade e criticidade para pelo menos gerenciarem suas próprias vidas. Por isso, o livro carrega a experiência do autor em inúmeros processos de alfabetização popular, pois sabia que esse era um caminho para a tomada de consciência da situação real vivida pelos alfabetizandos. A bem-sucedida aplicação de seu método na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963, possibilitou a alfabetização de 300 cortadores de cana em 45 dias. O presidente João Goulart, à época, aprovou a replicação do método em todo o Brasil. Os trabalhos foram iniciados em janeiro de 1964, mas interrompidos ainda na fase de organização pelo Golpe de Estado de 31 de março daquele ano. Considerado subversivo, Paulo Freire foi preso e posteriormente exilado. E foi justamente o exílio que lhe permitiu organizar suas ideias e seus escritos, produzindo no Chile o livro em questão. Em seus quatro capítulos, Freire inicia com a abordagem de conceitos importantes e fundamentais que permeiam toda a obra. Em seguida, apresenta uma explanação histórica da realidade brasileira que aponta nossa inexperiência democrática. Na sequência, expõe o desafio e a necessidade de uma educação crítica e libertadora, uma educação que, antes de tudo, é um ato de amor e, por isso, um ato de coragem. No último capítulo, Freire apresenta seu método de alfabetização de adultos. O texto que segue é uma compilação das ideias do autor expressas nessa obra. Não chega a ser uma resenha, pois não será exibido uma análise crítica, mas apenas um esforço de ordenar os conceitos apresentados por Freire. Por óbvio, um maior entendimento requer a leitura atenta e prazerosa da integra do livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano da Silva Buss, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física (2000) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (2009) pela UFPel, Mestrado em Educação (2012) pela Faculdade de Educação da UFPel e Doutorado em Educação em Ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É professor de Física do Ensino Médio, Superior, Especialização e Mestrado Profissional do Campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense. 

Referências

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. 32 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Buss, C. da S. (2025). Educação como Prática da Liberdade de Paulo Freire. Revista Educar Mais, 9. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4245

Edição

Seção

Resenhas