Organizadores Prévios para o Ensino de Física: uma aplicação para o estudo de Ondas Mecânicas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.3-14.1375Palavras-chave:
Organizadores Prévios, Ausubel, Ensino e Aprendizagem, Ondas Mecânicas.Resumo
Este artigo tem a intenção de mostrar a importância do uso de organizadores prévios enquanto metodologia para o ensino e para a aprendizagem. Desde o início do trabalho, o objetivo sempre esteve pautado na verificação da possibilidade de os organizadores prévios colaborarem na construção do conhecimento por parte do aluno, auxiliando-o a compreender a Física e entender o papel da mesma em nossa vida e na nossa sociedade. Baseados em uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa em que as estratégias de coleta de informações foram compostas por uma pesquisa ação juntamente com a aplicação de questionários estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram duas turmas de primeiro ano do ensino médio do campus Pelotas – Visconde da Graça do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Na análise do material, foi possível perceber a importância dos organizadores prévios no ensino e na aprendizagem dos conceitos que envolvem o conteúdo de Ondas Mecânicas, bem como entender que tal estratégia é fundamental na organização da aula ao mesmo tempo que colabora com a construção da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.