Organizadores Prévios para o Ensino de Física: uma aplicação para o estudo de Ondas Mecânicas

Autores

  • Beatriz Mendez Silva
  • Cristiano da Silva Buss Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul http://orcid.org/0000-0001-5164-8016

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.3-14.1375

Palavras-chave:

Organizadores Prévios, Ausubel, Ensino e Aprendizagem, Ondas Mecânicas.

Resumo

Este artigo tem a intenção de mostrar a importância do uso de organizadores prévios enquanto metodologia para o ensino e para a aprendizagem. Desde o início do trabalho, o objetivo sempre esteve pautado na verificação da possibilidade de os organizadores prévios colaborarem na construção do conhecimento por parte do aluno, auxiliando-o a compreender a Física e entender o papel da mesma em nossa vida e na nossa sociedade. Baseados em uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa em que as estratégias de coleta de informações foram compostas por uma pesquisa ação juntamente com a aplicação de questionários estruturados. Os sujeitos da pesquisa foram duas turmas de primeiro ano do ensino médio do campus Pelotas – Visconde da Graça do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Na análise do material, foi possível perceber a importância dos organizadores prévios no ensino e na aprendizagem dos conceitos que envolvem o conteúdo de Ondas Mecânicas, bem como entender que tal estratégia é fundamental na organização da aula ao mesmo tempo que colabora com a construção da aprendizagem.

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Publicado

2019-05-24

Como Citar

Silva, B. M., & Buss, C. da S. (2019). Organizadores Prévios para o Ensino de Física: uma aplicação para o estudo de Ondas Mecânicas. Revista Educar Mais, 3(1), 3–14. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.3-14.1375

Edição

Seção

Artigos