A PESQUISA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.503Resumo
Este artigo traz os resultados de um levantamento a respeito das formas e procedimentos da pesquisa e do ensino de Ciências no Brasil durante o Período Colonial (1530 – 1822). Através de um estudo bibliográfico e historiográfico, foram investigados os movimentos relativos às atividades científicas deste tempo. Foi constatado que nesta época a instrução e a pesquisa científica não eram incentivados pela Coroa e, por isso, estes procedimentos de investigação e de educação eram não só incipientes, mas também desprezados e desestimulados. Apesar disso alguns escassos episódios foram registrados nesta época comandados por parcos visionários que se aventuraram na tentativa de fazer ciências em terras tupiniquins.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.