Do contraste ao diálogo: PROEJA e TADS no enfrentamento da desinformação na Cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4236

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Cibercultura, Desinformação, Pensamento Crítico, PROEJA

Resumo

A cibercultura transformou os modos de produção, acesso e circulação da informação, ampliando interações e aprendizagens, mas também favorecendo a disseminação da desinformação. Nesse contexto, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) assume papel estratégico ao articular trabalho, ciência, tecnologia e cultura, formando sujeitos críticos e engajados. O artigo analisa, sob a perspectiva da EPT, as percepções de estudantes do PROEJA (curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) e do curso superior em TADS, ambos do IFG – Campus Formosa, diante da desinformação na cibercultura, evidenciando contrastes e possibilidades pedagógicas. A pesquisa qualitativa utilizou questionários e rodas de conversa, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram maiores dificuldades no PROEJA, ligadas ao acesso restrito às TDIC e à ausência de práticas sistemáticas de checagem, enquanto o TADS apresentou maior familiaridade técnica, porém sem rotinas críticas consolidadas. Conclui-se que a aproximação entre PROEJA e TADS pode gerar ganhos mútuos, reafirmando a função social da EPT e a missão dos Institutos Federais de promover inclusão, emancipação e criticidade.

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Biografia do Autor

Marcos Gomes Araújo, Instituto Federal de Brasília - IFB

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFB), pós-graduado em Gerenciamento de Projetos (Senac-SP) e bacharel em Sistemas de Informação (ANHANGUERA). Atua como técnico em tecnologia, docente substituto e pesquisador no IFG – Campus Formosa, nas áreas de Computação, cibercultura e pensamento crítico informacional.

Ricardo Faustino Teles, Instituto Federal de Brasília - IFB

Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Samambaia, onde atua na educação profissional e tecnológica desde 2010. Doutor em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília, integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFB. Ministra disciplinas nas áreas de materiais e processos de fabricação, tecnologia da madeira, inovação e design de produtos além de espaços pedagógicos, com ênfase em práticas interdisciplinares entre design, tecnologia e educação. Coordena projetos de pesquisa voltados à avaliação acústica de materiais, inovação no design de produtos e memória da educação profissional, com publicações em periódicos nacionais e internacionais. Além da docência e pesquisa, atua em comissões acadêmicas, revisão de periódicos e orientação de mestrandos, contribuindo ativamente para o fortalecimento da pesquisa aplicada e da formação docente no campo da EPT. 

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Publicado

2025-11-26

Como Citar

Araújo, M. G., & Teles, R. F. (2025). Do contraste ao diálogo: PROEJA e TADS no enfrentamento da desinformação na Cibercultura. Revista Educar Mais, 9, 1–9. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4236

Edição

Seção

Artigos