Inserção profissional de adolescentes na socioeducação sob a perspectiva da literatura científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4203

Palavras-chave:

Socioeducação, Adolescentes em conflito com a lei, Profissionalização, Política pública, Inclusão social

Resumo

Este artigo objetiva analisar as principais abordagens sobre a inserção profissional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A pesquisa do tipo revisão narrativa, foi realizada, entre os dias 06 a 10 de janeiro de 2025, principalmente no Periódico da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores: “socioeducação”, “adolescente em conflito com a lei”, “inserção profissional”, “educação profissional” e “mundo do trabalho”. O corpus final incluiu 11 pesquisas, organizadas em quadro-síntese e representados em fluxograma adaptado do Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA). A análise discutiu cinco eixos e os resultados revelam a distância entre o previsto na legislação e a realidade institucional, marcada por desarticulação entre setores, estigmatização dos adolescentes e fragilidade na continuidade das ações. Conclui-se que é necessário adotar práticas pedagógicas emancipadoras, intersetoriais e territorializadas, que valorizem o protagonismo juvenil e consolidem a inserção profissional como um direito efetivo no processo socioeducativo.

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Biografia do Autor

Milka Veronica Martins da Luz, Instituto Federal de Brasília - IFB

Mestrado em Maestria em Ciências Jurídicas na Universidad Columbia del Paraguay (UCP, 2018). Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 1999) e em Serviço Social pela Universidade Anhanguera (Uniderp, 2013). Especializou-se em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (FTD, 2010).

Ricardo Faustino Teles, Instituto Federal de Brasília - IFB

Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Samambaia, onde atua na educação profissional e tecnológica desde 2010. Doutor em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília, integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFB.Ministra disciplinas nas áreas de materiais e processos de fabricação, tecnologia da madeira, inovação e design de produtos além de espaços pedagógicos, com ênfase em práticas interdisciplinares entre design, tecnologia e educação. Coordena projetos de pesquisa voltados à avaliação acústica de materiais, inovação no design de produtos e memória da educação profissional, com publicações em periódicos nacionais e internacionais.Além da docência e pesquisa, atua em comissões acadêmicas, revisão de periódicos e orientação de mestrandos, contribuindo ativamente para o fortalecimento da pesquisa aplicada e da formação docente no campo da EPT.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

Luz, M. V. M. da, & Teles, R. F. . (2025). Inserção profissional de adolescentes na socioeducação sob a perspectiva da literatura científica. Revista Educar Mais, 9, 1–13. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4203

Edição

Seção

Artigos