Do contraste ao diálogo: PROEJA e TADS no enfrentamento da desinformação na Cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4236Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Cibercultura, Desinformação, Pensamento Crítico, PROEJAResumo
A cibercultura transformou os modos de produção, acesso e circulação da informação, ampliando interações e aprendizagens, mas também favorecendo a disseminação da desinformação. Nesse contexto, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) assume papel estratégico ao articular trabalho, ciência, tecnologia e cultura, formando sujeitos críticos e engajados. O artigo analisa, sob a perspectiva da EPT, as percepções de estudantes do PROEJA (curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) e do curso superior em TADS, ambos do IFG – Campus Formosa, diante da desinformação na cibercultura, evidenciando contrastes e possibilidades pedagógicas. A pesquisa qualitativa utilizou questionários e rodas de conversa, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram maiores dificuldades no PROEJA, ligadas ao acesso restrito às TDIC e à ausência de práticas sistemáticas de checagem, enquanto o TADS apresentou maior familiaridade técnica, porém sem rotinas críticas consolidadas. Conclui-se que a aproximação entre PROEJA e TADS pode gerar ganhos mútuos, reafirmando a função social da EPT e a missão dos Institutos Federais de promover inclusão, emancipação e criticidade.
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