Ecoalfabetização em foco: o que se pesquisa sobre o tema?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4166

Palavras-chave:

Ecoalfabetização, Interdisciplinaridade, Conscientização Ambiental

Resumo

No contexto de uma revisão integrativa, o principal objetivo do artigo foi obter uma síntese do conhecimento existente sobre Ecoalfabetização na pós-graduação brasileira a partir dos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a escolha de bases de dados se justifica por serem bases de dados gratuitas, de acesso amplo e que armazenam e disponibilizam dissertações e teses. A definição da string de busca foi estabelecida a partir da especificidade da revisão integrativa, assim foi definido o seguinte termo: “ECOALFABETIZAÇÃO”, o que implicou no retorno em onze trabalhos selecionados que apresentam uma diversidade de abordagens e temas relacionados à Ecoalfabetização, Educação Ambiental e questões ambientais em diferentes contextos. Conclui-se, portanto, que os estudos analisados possuem contextos diversificados e multissetoriais, isto é, a Ecoalfabetização é pesquisada em escolas públicas, educação de jovens e adultos (EJA), comunidades e até empresas privadas. Tal dado demonstra que a temática pode ser adaptada a diferentes públicos e entre ensino formal e não formal. Além da ênfase em práticas pedagógicas e ecológicas como o uso de hortas escolares, áreas verdes e outras atividades práticas como ferramenta pedagógica, o que pressupõem abordagens inter e transdisciplinares.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz da Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Francisca Pereira Paiva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Inta (Uninta), em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, em Educação Infantil, em Educação Especial e Inclusiva e em Docência do Ensino Superior, todas essas formações pela Faculdade Excelência (FAEX), e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Antônia Francieuda Pinheiro Cavalcante, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação (Famart) e licenciada em Geografia pela UECE. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Juliano Lemos do Nascimento, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente, exerce cargo no quadro efetivo de professor de educação básica de ciências na rede municipal de ensino de Maranguape e atuou como formador para professores de ciências dos anos finais do mesmo município. É Mestre em Ensino de Biologia pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE), atuando em pesquisas sobre Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem Baseada em Projetos.

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Publicado

2025-07-10

Como Citar

Silva Lemos, A. B. da, Paiva, F. P., Pinheiro Cavalcante, A. F., & do Nascimento, J. L. (2025). Ecoalfabetização em foco: o que se pesquisa sobre o tema? . Revista Educar Mais, 9, 1–17. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4166

Edição

Seção

Artigos