Altas habilidades e superdotação (AH/SD): uma revisão narrativa da literatura sobre a inclusão educacional e a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4045

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação de professores, Educação inclusiva, Altas habilidades e superdotação

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as atualidades nos artigos publicados sobre formação de professores e o processo inclusivo de alunos com altas habilidades e superdotação. Quanto às categorias metodológicas, o trabalho possui abordagem qualitativa, optou-se pelo método procedimental revisão narrativa da literatura. Em relação à etapa de filtragem e seleção, foram selecionados um total de quatorze artigos que comporão o escopo textual de discussão sobre a temática mencionada, o recorte temporal estabelecido foi 2021 a 2024 (últimos quatro anos). Destaca-se que a busca dos trabalhos para a análise foi realizada nas seguintes bases: Portal Periódicos da Capes, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Scientific Electronic Library Online (SciELO Brazil), Google Acadêmico e Web of Science. Os resultados evidenciaram a relevância de trabalhos voltados à formação inicial e continuada enfatizando uma perspectiva inclusiva, uma vez que pesquisas relacionadas a este público ainda são exíguas, e há muitas concepções historicamente errôneas e segregadoras.  Por fim, conclui-se que a temática formação de profissionais da educação é vital para a inclusão bem-sucedida de alunos com altas habilidades e superdotação, pois aumenta sua capacidade de identificar, apoiar e acolher esses alunos dentro do sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz da Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestranda em Sociobiodiversidadee Tecnologias Sustentáveis, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Maria Vandia Guedes Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Gestão e Coordenação Escolar pelo Centro Universitário (Uninta), em Educação Infantil, Educação Inclusiva e Especial e Novas Tecnologias pela Faculdade Kurios (FAK) e em Psicanálise pela Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG), graduada em Pedagogia pela UECE, em História pelo Uninta e em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e graduanda em Psicologia pela Faculdade Plus. Professora aposentada do município de Horizonte, Ceará.

Francisca Pereira Paiva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Inta (Uninta), em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, em Educação Infantil, em Educação Especial e Inclusiva e em Docência do Ensino Superior, todas essas formações pela Faculdade Excelência (FAEX), e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

ALENCAR, E. M. L. Características socioemocionais do superdotado: questões atuais. Psicologia em estudo, v. 12, p. 371-378, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NVBdpWzHwxt53GBcCxKLCss/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jul. 2024.

ALENCAR, E. M. L. S. & FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. São Paulo: EPU. 2001.

ALENCAR, E. M. L; FLEITH, D. S. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 1, p. 59-66, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/jybgChwwZ8krvfZPCZvPGNz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jul. 2024.

ANDRIOLA, V. C. N.; SILVA, L. M. da. Alunos com altas habilidades/superdotação e sua inclusão no ambiente escolar formal: uma aproximação teórica. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. Disponível em: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/60. Acesso em: 1 ago. 2024.

ANDRIONI, F. G.; RONDINI, C. A. Percursos da formação docente continuada em altas habilidades/superdotação na prática educativa: alcances e desafios.Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5814.Acesso em: 31 jul. 2024.

ARANTES-BRERO, D. R. B.; CAPELLINI, V. L. M. F. Possibilidades da Consultoria Colaborativa para a Formação de Educadores que Atuam junto a Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. e233814, 2022. Disponível: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XMzn8JgSsdGhz7yrbHJr6GD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 mar. 2024.

BARRETO, C. A. S.; FARAGO, C. C.; SANTOS, T. C. dos; SAMPAIO, C. M. A. As dificuldades enfrentadas na docência com educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGD AHS): relato de experiência no colégio ACM em Santa Inês/BA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 103–114, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p103-114. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/9332 . Acesso em: 31 jul. 2024.

BRANDÃO, Z. A dialética macro/micro na sociologia da educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP, n. 113, p. 153-165, jul. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/bLYVCGRqgZKkmppCrTbvCXw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (Seesp). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/Seesp, 2008.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Disponível em:http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/_ato2007-2010/2009 /decreto/d6949.htm. Acesso em:15 out. 2023.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Publicações. 2010.Disponível:http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860. Acesso em 30 jul. 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre aeducação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 31 jul. 2024.

BRUM, C.N. et al. Revisão narrativa de literatura: aspectos conceituais e metodológicos na construção do conhecimento da enfermagem. In: LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. (Orgs). Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2024.

BRUNETTI, D. A; CRISOSTIMO, A. L. Formação inicial com foco nas altas habilidades/superdotação: práticas inclusivas em ciências biológicas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 41, p. 188-203, 2022. Disponível: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13554/9566. Acesso em: 05 abr. 2024.

CAMPELO, A. de S.; SOARES, H. do F. S.; LIMA, M. R. e S. Análise da trajetória histórica e legal da educação de alunos com altas habilidades/superdotação- AH/SD. Revista de Estudos Interdisciplinares , [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–17, 2024. DOI: 10.56579/rei.v6i2.1254. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1254. Acesso em: 31 jul. 2024.

CATE, P.; MARKOVA, Ma.; KRISCHLER, M.; KROLAK-SCHWERDT, S. Promoting inclusive education: the role of teacher’s competence and attitudes. Insights into Learning Disabilities, v.15, n. 1, p. 49-63, 2018. Disponivel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1182863.pdf. Acesso em: 05 abr. de 2024.

CRUZ,C. A Construção de Práticas de Atendimento do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação no Espírito Santo: Alinhavando Escritos e Escutas. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.

FABER, J. A.; ALVES, A. G. Altas habilidades/superdotação no Brasil: uma revisão de literatura no período de 2012 a 2022. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 11–26, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p11-26. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13795. Acesso em: 8 jul. 2024.

FERREIRA, W. C.; MOREIRA, G. E. Astronomia e matemática: Oficinas como atividades de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e41888, 2021. DOI: 10.15448/2179-8435.2021.1.41888. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/41888. Acesso em: 31 jul. 2024.

FREITAS, S. N.; PÉREZ, S.G.P.B. Altas Habilidades/Superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2012.

JUNIOR, C. R. B.; SILVA, A. P. F. DA.; JUNIOR, R. M. S. Robótica educacional no processo de aprendizagem de alunos com altas habilidades do ensino fundamental: uma experiência amparada pela taxonomia dos objetivos educacionais. EDUCERE–Revista de Educação,Umuarama, v. 22, n. 1, p. 49-67. 2022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7949/4372. Acesso em: 31 jul. 2024.

MARTINS, B. A.; CHACON, M. C. M. Autoeficácia docente e Educação Especial: revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 32, p. e70/ 1–22, 2019. DOI: 10.5902/1984686X35883. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/35883. Acesso em: 22 ago. 2024.

MOREIRA, L. C. Cursos de licenciatura com bases inclusivas: impressões de alunos com necessidades educacionais especiais e de seus professores. In: MEYRELLES, D. et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa, Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 261-270.

NAKANO, T. de C.; BATAGIN, L. R.; FUSARO, L. H. Pesquisas sobre o professor na temática das altas habilidades/superdotação: revisão sistemática. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 91–106, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p91-106. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13707 . Acesso em: 31 jul. 2024.

OLIVEIRA, C. S. de; VESTENA, C. L. B.; CRISTO, L. C. Conflitos sociais: a perspectiva de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação em situação de vulnerabilidade humana. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 125–142, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13909 . Acesso em: 8 jul. 2024.

PEDRO, K. M.; OGEDA, C. M. M.; CHACON, M. C. M. Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p. p.111–129, 9 Out 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7718. Acesso em: 31 jul 2024.

PEREIRA, V. L. P. Superdotação e currículo escolar: potenciais superiores e seus desafios da perspectiva da educação inclusiva. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (org.). Altas Habilidades/ Superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus, 2014. p. 373-388.

RECH, A. J. D.; NEGRINI, T. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 485-498, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11080 . Acesso em: 8 jul. 2024.

RENZULLI, J. S. A Conceção de Sobredotação dos Três Anéis: um modelo de desenvolvimento para promover a produtividade criativa. IN: ALMEIDA, L. S.; ROCHA, A. (Coords.). Uma Responsabilidade Coletiva! Sobredotação. CERPSI – Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Portugal, 2018. pp. 23-78. Disponível: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=3239684. Acesso em: 01 jun. 2024.

RIBEIRO, E. A.; NOZU, W. C. S. Educação Especial do/no Campo: ofensivas neoliberais e processos de in/exclusão escolar. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e52/1–26, 2022. DOI: 10.5902/1984686X71386. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/71386 . Acesso em: 8 jul. 2024.

RUSSO, W. M. L.; CUNHA, F. I. G; BARBOSA, P. R.; NYLAD, J. J. A. O.L.; POLAK, A.; AMARAL, R. dos S.; SILVA, M. M. J. da; FREITAS, F. M. S.; PEREIRA, A. L.; CEZAR, C. A. A. Trocando ideias: o convívio entre os pares nas salas de AEE para Altas Habilidades e Superdotação. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, 2022. Disponível: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/27485/23579/315511 . Acesso em 01 jun. 2024.

SOUZA, T. B. B. de C.; YAMASAKI, A.A ; CARDOSO, F. S.. Contextos de vulnerabilidade e superdotação: revisando as produções brasileiras. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 107–124, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p107-124. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13796 . Acesso em: 31 jul. 2024.

SOUTO, K. C.; CASTRO, H. C.; DELOU, C. M. C. Da formação básica à prática docente: qual a percepção do professor sobre a superdotação?. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 2, p. e26215, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i2.26215. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/26215 . Acesso em: 31 jul. 2024.

VALENTIM, B. DE F. B.; VESTENA, C. L. B.; COSTA-LOBO, C.; SCHIPPER, C. M. DE. Inteligência e moralidade nas altas habilidades/superdotação: perspectivas piagetianas . Acta Scientiarum. Education, v. 45, n. 1, p. e54836, 6 out. 2022. Disponível: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/54836 . Acesso em: 19 jun. 2024.

VIRGOLIM, A. M. R. O indivíduo superdotado: história, concepção e identificação. Psicologia: Teoria e Pesquisa,13, 173-183. 1997.

WINNER, E. Crianças Superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ZANCHETTI, V. de A; YAEGASHI, S. F. R.; SOUZA, S. T. de. Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Atendimento Educacional Especializado. Olhar de Professor, [s. l.], v. 24, p.1-22, 2021. Disponível: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18288 . Acesso em: 19 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Lemos, A. B. da S., Lima, M. V. G., & Paiva, F. P. (2024). Altas habilidades e superdotação (AH/SD): uma revisão narrativa da literatura sobre a inclusão educacional e a formação de professores. Revista Educar Mais, 8, 647–659. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4045

Edição

Seção

Artigos