Altas habilidades e superdotação (AH/SD): uma revisão narrativa da literatura sobre a inclusão educacional e a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4045Palavras-chave:
Educação Especial, Formação de professores, Educação inclusiva, Altas habilidades e superdotaçãoResumo
O presente trabalho objetiva analisar as atualidades nos artigos publicados sobre formação de professores e o processo inclusivo de alunos com altas habilidades e superdotação. Quanto às categorias metodológicas, o trabalho possui abordagem qualitativa, optou-se pelo método procedimental revisão narrativa da literatura. Em relação à etapa de filtragem e seleção, foram selecionados um total de quatorze artigos que comporão o escopo textual de discussão sobre a temática mencionada, o recorte temporal estabelecido foi 2021 a 2024 (últimos quatro anos). Destaca-se que a busca dos trabalhos para a análise foi realizada nas seguintes bases: Portal Periódicos da Capes, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Scientific Electronic Library Online (SciELO Brazil), Google Acadêmico e Web of Science. Os resultados evidenciaram a relevância de trabalhos voltados à formação inicial e continuada enfatizando uma perspectiva inclusiva, uma vez que pesquisas relacionadas a este público ainda são exíguas, e há muitas concepções historicamente errôneas e segregadoras. Por fim, conclui-se que a temática formação de profissionais da educação é vital para a inclusão bem-sucedida de alunos com altas habilidades e superdotação, pois aumenta sua capacidade de identificar, apoiar e acolher esses alunos dentro do sistema educacional.
Downloads
Referências
ALENCAR, E. M. L. Características socioemocionais do superdotado: questões atuais. Psicologia em estudo, v. 12, p. 371-378, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NVBdpWzHwxt53GBcCxKLCss/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jul. 2024.
ALENCAR, E. M. L. S. & FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. São Paulo: EPU. 2001.
ALENCAR, E. M. L; FLEITH, D. S. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 1, p. 59-66, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/jybgChwwZ8krvfZPCZvPGNz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jul. 2024.
ANDRIOLA, V. C. N.; SILVA, L. M. da. Alunos com altas habilidades/superdotação e sua inclusão no ambiente escolar formal: uma aproximação teórica. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, [S. l.], v. 11, n. 1, 2024. Disponível em: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/60. Acesso em: 1 ago. 2024.
ANDRIONI, F. G.; RONDINI, C. A. Percursos da formação docente continuada em altas habilidades/superdotação na prática educativa: alcances e desafios.Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5814.Acesso em: 31 jul. 2024.
ARANTES-BRERO, D. R. B.; CAPELLINI, V. L. M. F. Possibilidades da Consultoria Colaborativa para a Formação de Educadores que Atuam junto a Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, p. e233814, 2022. Disponível: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XMzn8JgSsdGhz7yrbHJr6GD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 mar. 2024.
BARRETO, C. A. S.; FARAGO, C. C.; SANTOS, T. C. dos; SAMPAIO, C. M. A. As dificuldades enfrentadas na docência com educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (DTGD AHS): relato de experiência no colégio ACM em Santa Inês/BA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 103–114, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p103-114. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/9332 . Acesso em: 31 jul. 2024.
BRANDÃO, Z. A dialética macro/micro na sociologia da educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP, n. 113, p. 153-165, jul. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/bLYVCGRqgZKkmppCrTbvCXw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (Seesp). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/Seesp, 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Disponível em:http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/_ato2007-2010/2009 /decreto/d6949.htm. Acesso em:15 out. 2023.
BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Publicações. 2010.Disponível:http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860. Acesso em 30 jul. 2024.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre aeducação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 31 jul. 2024.
BRUM, C.N. et al. Revisão narrativa de literatura: aspectos conceituais e metodológicos na construção do conhecimento da enfermagem. In: LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. (Orgs). Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2024.
BRUNETTI, D. A; CRISOSTIMO, A. L. Formação inicial com foco nas altas habilidades/superdotação: práticas inclusivas em ciências biológicas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 41, p. 188-203, 2022. Disponível: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13554/9566. Acesso em: 05 abr. 2024.
CAMPELO, A. de S.; SOARES, H. do F. S.; LIMA, M. R. e S. Análise da trajetória histórica e legal da educação de alunos com altas habilidades/superdotação- AH/SD. Revista de Estudos Interdisciplinares , [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–17, 2024. DOI: 10.56579/rei.v6i2.1254. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/1254. Acesso em: 31 jul. 2024.
CATE, P.; MARKOVA, Ma.; KRISCHLER, M.; KROLAK-SCHWERDT, S. Promoting inclusive education: the role of teacher’s competence and attitudes. Insights into Learning Disabilities, v.15, n. 1, p. 49-63, 2018. Disponivel em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1182863.pdf. Acesso em: 05 abr. de 2024.
CRUZ,C. A Construção de Práticas de Atendimento do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação no Espírito Santo: Alinhavando Escritos e Escutas. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
FABER, J. A.; ALVES, A. G. Altas habilidades/superdotação no Brasil: uma revisão de literatura no período de 2012 a 2022. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 11–26, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p11-26. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13795. Acesso em: 8 jul. 2024.
FERREIRA, W. C.; MOREIRA, G. E. Astronomia e matemática: Oficinas como atividades de enriquecimento curricular para estudantes com altas habilidades/superdotação. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e41888, 2021. DOI: 10.15448/2179-8435.2021.1.41888. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/41888. Acesso em: 31 jul. 2024.
FREITAS, S. N.; PÉREZ, S.G.P.B. Altas Habilidades/Superdotação: atendimento especializado. Marília: ABPEE, 2012.
JUNIOR, C. R. B.; SILVA, A. P. F. DA.; JUNIOR, R. M. S. Robótica educacional no processo de aprendizagem de alunos com altas habilidades do ensino fundamental: uma experiência amparada pela taxonomia dos objetivos educacionais. EDUCERE–Revista de Educação,Umuarama, v. 22, n. 1, p. 49-67. 2022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7949/4372. Acesso em: 31 jul. 2024.
MARTINS, B. A.; CHACON, M. C. M. Autoeficácia docente e Educação Especial: revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 32, p. e70/ 1–22, 2019. DOI: 10.5902/1984686X35883. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/35883. Acesso em: 22 ago. 2024.
MOREIRA, L. C. Cursos de licenciatura com bases inclusivas: impressões de alunos com necessidades educacionais especiais e de seus professores. In: MEYRELLES, D. et al. (Org.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa, Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 261-270.
NAKANO, T. de C.; BATAGIN, L. R.; FUSARO, L. H. Pesquisas sobre o professor na temática das altas habilidades/superdotação: revisão sistemática. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 91–106, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p91-106. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13707 . Acesso em: 31 jul. 2024.
OLIVEIRA, C. S. de; VESTENA, C. L. B.; CRISTO, L. C. Conflitos sociais: a perspectiva de estudantes com indicativos de altas habilidades/superdotação em situação de vulnerabilidade humana. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 125–142, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13909 . Acesso em: 8 jul. 2024.
PEDRO, K. M.; OGEDA, C. M. M.; CHACON, M. C. M. Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p. p.111–129, 9 Out 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7718. Acesso em: 31 jul 2024.
PEREIRA, V. L. P. Superdotação e currículo escolar: potenciais superiores e seus desafios da perspectiva da educação inclusiva. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (org.). Altas Habilidades/ Superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas: Papirus, 2014. p. 373-388.
RECH, A. J. D.; NEGRINI, T. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 485-498, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11080 . Acesso em: 8 jul. 2024.
RENZULLI, J. S. A Conceção de Sobredotação dos Três Anéis: um modelo de desenvolvimento para promover a produtividade criativa. IN: ALMEIDA, L. S.; ROCHA, A. (Coords.). Uma Responsabilidade Coletiva! Sobredotação. CERPSI – Centro de Estudos e Recursos em Psicologia, Portugal, 2018. pp. 23-78. Disponível: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=3239684. Acesso em: 01 jun. 2024.
RIBEIRO, E. A.; NOZU, W. C. S. Educação Especial do/no Campo: ofensivas neoliberais e processos de in/exclusão escolar. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e52/1–26, 2022. DOI: 10.5902/1984686X71386. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/71386 . Acesso em: 8 jul. 2024.
RUSSO, W. M. L.; CUNHA, F. I. G; BARBOSA, P. R.; NYLAD, J. J. A. O.L.; POLAK, A.; AMARAL, R. dos S.; SILVA, M. M. J. da; FREITAS, F. M. S.; PEREIRA, A. L.; CEZAR, C. A. A. Trocando ideias: o convívio entre os pares nas salas de AEE para Altas Habilidades e Superdotação. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, 2022. Disponível: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/27485/23579/315511 . Acesso em 01 jun. 2024.
SOUZA, T. B. B. de C.; YAMASAKI, A.A ; CARDOSO, F. S.. Contextos de vulnerabilidade e superdotação: revisando as produções brasileiras. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 107–124, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p107-124. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13796 . Acesso em: 31 jul. 2024.
SOUTO, K. C.; CASTRO, H. C.; DELOU, C. M. C. Da formação básica à prática docente: qual a percepção do professor sobre a superdotação?. Travessias, Cascavel, v. 15, n. 2, p. e26215, 2021. DOI: 10.48075/rt.v15i2.26215. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/26215 . Acesso em: 31 jul. 2024.
VALENTIM, B. DE F. B.; VESTENA, C. L. B.; COSTA-LOBO, C.; SCHIPPER, C. M. DE. Inteligência e moralidade nas altas habilidades/superdotação: perspectivas piagetianas . Acta Scientiarum. Education, v. 45, n. 1, p. e54836, 6 out. 2022. Disponível: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/54836 . Acesso em: 19 jun. 2024.
VIRGOLIM, A. M. R. O indivíduo superdotado: história, concepção e identificação. Psicologia: Teoria e Pesquisa,13, 173-183. 1997.
WINNER, E. Crianças Superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZANCHETTI, V. de A; YAEGASHI, S. F. R.; SOUZA, S. T. de. Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Atendimento Educacional Especializado. Olhar de Professor, [s. l.], v. 24, p.1-22, 2021. Disponível: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/18288 . Acesso em: 19 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Beatriz da Silva Lemos, Maria Vandia Guedes Lima, Francisca Pereira Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.