Transdisciplinaridade em tela: uma análise dos documentos e dos eventos sobre a temática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4177

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Documentos, Eventos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os documentos e eventos sobre o percurso histórico da transdisciplinaridade como conceito e campo do conhecimento. Metodologicamente, o trabalho adota uma abordagem qualitativa, com dados coletados analisados por meio da ATR e da pesquisa bibliográfica. Como síntese dos eventos, congressos e marcos históricos, destaca-se a evolução do pensamento transdisciplinar e a necessidade de uma abordagem integrada para enfrentar os desafios globais, promovendo um diálogo aberto e respeitoso entre diferentes saberes e culturas. Como resultados da análise da Carta da Transdisciplinaridade de 1994 e da Mensagem de Vila Velha/Vitória II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade de 2005, conclui-se que a transdisciplinaridade não é apenas um método de pesquisa, mas também uma busca de integração de saberes para promoção e colaboração dos desafios globais em uma perspectiva sistêmica. Essas considerações sublinham a necessidade de diálogo aberto entre diferentes saberes, povos e culturas em um mundo marcado por movimentos nacionalistas extremistas e de ataque a minorias.

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Biografia do Autor

Maria Vandia Guedes Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab

Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Gestão e Coordenação Escolar pelo Centro Universitário (Uninta), em Educação Infantil, Educação Inclusiva e Especial e Novas Tecnologias pela Faculdade Kurios (FAK) e em Psicanálise pela Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG), graduada em Pedagogia pela UECE, em História pelo Uninta e em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e graduanda em Psicologia pela Faculdade Plus. Professora aposentada do município de Horizonte, Ceará

Ana Beatriz da Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab

Mestre em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Maria Uleníce da Silva Virgínio, Centro Acadêmico Plus Maraponga

Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabaho pela Faculdade Darcy Ribeiro (FTDR), em Administração e Marketing pela Faculdade Plus, em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Plus. Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (UNIP) Graduada em Pedagogia pela Universidade de Araxá (UNIARAXÁ)

Referências

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Publicado

2025-08-11

Como Citar

Lima, M. V. G., Lemos, A. B. da S., & Virgínio, M. U. da S. (2025). Transdisciplinaridade em tela: uma análise dos documentos e dos eventos sobre a temática. Revista Educar Mais, 9, 1–14. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4177

Edição

Seção

Artigos