Ecoalfabetização em foco: o que se pesquisa sobre o tema?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4166Palavras-chave:
Ecoalfabetização, Interdisciplinaridade, Conscientização AmbientalResumo
No contexto de uma revisão integrativa, o principal objetivo do artigo foi obter uma síntese do conhecimento existente sobre Ecoalfabetização na pós-graduação brasileira a partir dos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a escolha de bases de dados se justifica por serem bases de dados gratuitas, de acesso amplo e que armazenam e disponibilizam dissertações e teses. A definição da string de busca foi estabelecida a partir da especificidade da revisão integrativa, assim foi definido o seguinte termo: “ECOALFABETIZAÇÃO”, o que implicou no retorno em onze trabalhos selecionados que apresentam uma diversidade de abordagens e temas relacionados à Ecoalfabetização, Educação Ambiental e questões ambientais em diferentes contextos. Conclui-se, portanto, que os estudos analisados possuem contextos diversificados e multissetoriais, isto é, a Ecoalfabetização é pesquisada em escolas públicas, educação de jovens e adultos (EJA), comunidades e até empresas privadas. Tal dado demonstra que a temática pode ser adaptada a diferentes públicos e entre ensino formal e não formal. Além da ênfase em práticas pedagógicas e ecológicas como o uso de hortas escolares, áreas verdes e outras atividades práticas como ferramenta pedagógica, o que pressupõem abordagens inter e transdisciplinares.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALENCAR FILHO, F. S. de. Aplicativo educacional para a compreensão da história ambiental do Rio Jaboatão- PE. 20Um 22. 61f. Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, João Pessoa, 2022.
AMARAL, M. B. Representações de natureza e a educação pela mídia. 1997. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.
BERKOWITZ, A.R.; M.E. FORD; C.A. BREWER. 2005. A framework for integrating ecological literacy, civics literacy, and environmental citizenship in environmental education. In Johnson, E.A., and M.J. Mappin (eds.), Environmental Education or Advocacy: Perspectives of Ecology and Education in Environmental Education. New York, NY: Cambridge University Press. pp. 227-265.
BORREGO, M.; FOSTER, M. J.; FROYD, J. E. Systematic literature reviews in engineering education and other developing interdisciplinary fields. Journal of Engineering Education, v. 103, n. 1, p. 45-76, 2014. Disponível em: Systematic Literature Reviews in Engineering Education and Other Developing Interdisciplinary Fields - Borrego - 2014 - Journal of Engineering Education - Wiley Online Library. Acesso em: 4 jan. 2025.
CAPRA, F. Alfabetização ecológica: o desafio para a educação do século 21. In: TRIGUEIRO, André (org.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
CAPRA, F. 2002. The Hidden Connections: A Science for Sustainable Living. New York, NY: Anchor Books.
CANCELLIER, M. R. Ensino de Geografia e a crise ambiental: representações das águas nos livros didáticos do 6º ano do Ensino fundamental (PNLD - 2014). 2015. 96f. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2015.
COUTO, R. B. da S. Horta Escolar E Ecoalfabetização: Uma Inovação Pedagógica Na Escola Aloísio De Oliveira Em Camaçari - Bahia. 2013. 124f. Dissertação, Programa de pós-graduação em gestão e tecnologias aplicadas à educação mestrado profissional, Universidade Estadual da Bahia, Salvador, 2013.
DOURADO, D. L. O. A EJA na educação não formal - ecoalfabetização como possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento comunitário em Morros de Higino – Jussara - Bahia. 2016. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.
ERCOLE, F. F.; MELO, L. S. de; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 09-11, 2014. DOI: 10.5935/1415-2762.20140001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50174. Acesso em: 4 jan. 2025.
FABRIS, B. A Ampliação Dos Processos De Formação Docente Em Direito a Partir Do Pensamento Sistêmico Em Fritjof Capra. 2021. 205f. Dissertção, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Universidade Comunitária da Região De Chapecó, Chapecó, 2021.
JACINTHO, L. M. S. T. Crise ambiental e a necessidade de educação e consciência ambiental para a transformação social. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
MCBRIDE, B. B.; BREWER, C. A.; BERKOWITZ, A. R.; BORRIE, W. T. Environmental literacy, ecological literacy, ecoliteracy: What do we mean and how did we get here? Ecosphere, v. 4, n. 5, p. 1-20, 2013. Disponível em: https://esajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1890/ES13-00075.1. Acesso em: 30 dez. 2024.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.
MOURA, L. de M. S. Ecoalfabetização: Hortas e áreas verdes como incentivadores de aprendizagem sistêmica e significativa. 2020. 150f. Dissertação (Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências) - Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2020.
NASCIMENTO, J. P. T. Ecoalfabetização: estudos e práticas em educação ambiental voltadas ao espaço escolar. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, em Rede, Universidade Federal da Paraíba, Pilar, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18982. Acesso em: 18 jul. 2023
NÓBREGA, A. M. Impressões de educadores sobre suas experiências com educação ambiental em empresas privadas na cidade do Rio de Janeiro. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
PAYNE, P. 2006. The technics of environmental education. Environmental Education Research 12(3-4): 487-502.
RODRIGUES, R. Ecoalfabetização: uma experiência de aprendizagem em educação ambiental com escola pública e comunidade de Ubatuba – SP. 2006. 133f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais), Universidade de Taubaté, Taubaté, 2006.
SAMPAIO, S. M. V. Nota sobre a "fabricação" de educadores/as ambientais: identidades sob rasuras e costuras. 2005. 207f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.
SAMPAIO, S. M. V.; WORTMANN, M. L. C. Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza. Revista Pesquisa em Educação Ambiental. Vol. 2, n. 2, p. 133-152, 2017. DOI: 10.11606/issn.2177-580X.v2i2p133-152. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pea/article/view/30033. Acesso em: 05 mar. 2025.
SANTOS, A. N. S. dos. SALGADO, J. J. de F.; NEVES, C. R.; MELO, E. T. de S.; NUNES, K. R.; FORMIGA, M. M.; ANGELIM, J. A. dos S.; SOARES, G. M. S.; MOURA, A. N. de; PEREIRA, F. C.; PEREIRA, K. R. de O.; COELHO, J. S.; COSTA, M. M.; COSTA, E. M.; DOMINGOS, D. C. A.; OLIVEIRA, V. C. G. de. Ecoalfabetização ancestral”: por uma valorização dos saberes indígenas para um futuro sustentável na América Latina. Cuadernos De Educación Y Desarrollo,16 (7), e4885, 2024. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4885.Acesso em: 02 out. 2024.
SILVEIRA, R. C. DE C. P.; GALVÃO, C. M. O cuidado de enfermagem e o cateter de Hickman: a busca de evidências. Acta Paulista de Enfermagem, v. 18, n. 3, p. 276–284, jul. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/KBW9WsfzTKZh6DKgYSNDPYq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 02 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Beatriz da Silva Lemos, Francisca Pereira Paiva, Antônia Francieuda Pinheiro Cavalcante, Juliano Lemos do Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.