Ecoalfabetização em foco: ¿o que se pesquisa sobre o tema?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4166Palabras clave:
Ecoalfabetización, Interdisciplinaridad, Concientización AmbientalResumen
No contexto de uma revisión integrativa, o principal objetivo del artículo foi obter uma síntese do conhecimento existente sobre Ecoalfabetização na pós-graduação brasileira a partir de dos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a escolha de bases de dados se justifica por serem bases de dados gratuitos, de acesso amplo e que armazenam e disponibilizam dissertações e teses. A definição da string de busca foi estabelecida a partir de la especificidade da revisão integrativa, asim foi definido o seguinte termino: “ECOALFABETIZAÇÃO”, o que implicou no retorno em onze trabalhos selecionados que presentam uma diversidade de abordagens e temas relacionados à Ecoalfabetização, Educação Ambiental e questões ambientais em diferentes contextos. En conclusión, portanto, que os estudos analizados possuem contextos diversificados e multissetoriais, isto é, a Ecoalfabetização é pesquisada em escolas públicas, educação de jovens e adultos (EJA), comunidades e até empresas privadas. Tal dado demuestra que una temática puede ser adaptada a diferentes públicos y entre lenguajes formales y no formales. Além da ênfase em práticas pedagógicas y ecológicas como o uso de hortas escolares, áreas verdes y otras atividades prácticas como ferramenta pedagógica, o que pressupõem abordagens inter e transdisciplinares.
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