A pesquisa na pós-graduação stricto sensu sobre o uso de dramatizações: uma revisão da literatura (2018-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4026

Palavras-chave:

Dramatizações, Metodologia de Ensino, Revisão sistemática de literatura, Dissertações e Teses

Resumo

O presente estudo abordou a pesquisa da pós-graduação stricto sensu brasileira sobre o uso de dramatizações em contextos educacionais. A análise proposta foi direcionada para a seleção de teses e dissertações indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Mediante a investigação de 19 teses e dissertações, destacou-se a concentração da publicação de trabalhos nos anos de 2018 e 2020. Constatou-se que 16 IES têm atuado na elaboração de estudos sobre o uso de dramatizações para fins educacionais. Também se sublinhou o maior percentual de trabalhos oriundos de programas acadêmicos (63,15%) das às áreas de Ensino e de Educação. Constatou-se o maior percentual de pesquisas que abordam a utilização de dramatizações no Ensino Médio (36,8%). Compreendeu-se que a heterogeneidade e a predominância de amostras inferiores a 100 participantes estão intrinsecamente vinculadas à adoção de uma abordagem qualitativa pelo maior quantitativo de trabalhos. Por fim, ressaltou-se a contribuições da implementação de dramatizações para o aumento da participação e da motivação discente, a melhoria das experiências comunicativas e da contextualização dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Pedro Bruno Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Técnico Administrativo em Educação – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus Liberdade, Av. da Abolição, 3 - Centro, Redenção - CE, 62790-000.

Aquecio Oliveira da Costa, Secretária Municipal de Educação de Maranguape

Especialista em Gestão Pública Municipal Pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2018). Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Ceará- UFC(2022). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2015). Tecnólogo em Design de Interiores pela Faculdade Estácio do Ceará (2009).  Coordenador de Engenharia na Secretaria Municipal de Educação de Maranguape.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Engenharia Elétrica - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60040-531.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do campus Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60040-531.

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Publicado

2024-10-16

Como Citar

Silva Lemos, P. B., Costa, A. O. da ., Jucá, S. C. S. ., & Silva, S. A. da. (2024). A pesquisa na pós-graduação stricto sensu sobre o uso de dramatizações: uma revisão da literatura (2018-2023). Revista Educar Mais, 8, 614–631. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4026

Edição

Seção

Artigos