A integração da Cultura Maker nas aulas de Matemática para alunos com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3411Palavras-chave:
Práticas de Ensino e Aprendizagem, Matemática, CulturaMaker, TEAResumo
Este artigo teve como objetivo apresentar uma visão geral da integração da Cultura Maker no ensino de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), na qual foram analisados estudos publicados entre 2010 e 2022 em bases de dados como Google Acadêmico, PubMed e IEEE. Também foram aplicados os operadores booleanos AND e OR para deixar as buscas mais restritas. Após as buscas, foram realizadas a extração e a análise dos dados por meio de 2 revisores independentes. Inicialmente, foram identificados 1.317 artigos nas bases de dados. Após aplicação do critério 1, restaram 1.077 artigos. Em seguida, com a aplicação dos critérios 2 e 3, apenas 19 estudos foram considerados elegíveis para esta pesquisa. Os resultados dos estudos encontrados, mostraram a importância da Cultura maker nas aulas de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista, visto que a sua aplicação se mostrou crucial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, também foi evidenciado que a falta de recursos e treinamento para professores compartilharem práticas, pode ser um fator limitante para o desenvolvimento de habilidades que englobam a aprendizagem. Esta pesquisa ressalta a urgência de mais estudos sobre a aplicação da Cultura Maker no ensino de matemática para TEA, visando novas abordagens, pois isso poderia levar a um aprimoramento do ensino, o reconhecimento dos desafios presentes e demandar melhor desenvolvimento por parte dos profissionais da educação.
Downloads
Referências
AGUIAR, Viviani Massad de. Inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo - um modelo de escola em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022. Disponível em:https://dspace.mackenzie.br/bitstream/handle/10899/30777/Viviani%20
Massad.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jul. 2023.
AMARAL, Maísa Allana Rabello do. Contribuições de jogos digitais na aprendizagem matemática de um aluno autista. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Mídias na Educação, pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande doSul–CINTED/UFRGS,2018.Disponível em:
https://www.lume.ufrgs.br/ bitstream/handle/10183/200909/001104511.pdf?se quence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jun. 2023.
APA. American PsychiatricAssociation. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders.5 ed. 2013. Arlington, VA: American PhychiatricPublishing.
ARAUJO, Sibere. Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (Wie 2019), [S.L.], p. 394-403, 11 nov. 2019. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.394.Disponível em: http://
milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wie/article/view/8526. Acesso em: 20 jul. 2023.
AZEVÊDO, Luciana de Sousa. Cultura maker: uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem. 2019. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: Acesso em: 07 jul. 2023.
BATISTA, Lourdes Salvador dos Santos. Tecnologias digitais como recursos educacionais para inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.Disponível em:https://www. repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2377. Acesso em: 20 jun. 2023.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacional: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12640:
parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em: 06 jul. 2023.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacional: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12640
:parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em: 21 mar. 2023.
BRITO, Maria Djelma Bezerra; GAMA, Adriane Panduro; BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Inclusão digital por meio da Cultura Maker na escola pública: uma experiência colaborativa do scratchcom autistas. RECH-Revista Ensino de Ciências e Humanidades –Cidadania, Diversidade e Bem Estar.ISSN 2594-8806 -ON LINE8Ano2, Vol.I, Número 1, Jan-Jun,2018,p.8-30.Disponívelem:https://periodicos.ufam.edu. br/index.php/rech/article/view/4754/3860. Acesso em: 20 jun. 2023.
CAVALCANTE, Ana Elizabeth; ROCHA, Paulina Schmidrbauer. Autismo Clínica Psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
CAVALCANTI, Ana Elizabeth. Autismo: construções e desconstruções 3.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
FLEIRA, Roberta Caetano; FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v.33,n.64,p.811-831,ago.2019. http://dx.doi.org/
1590/1980-4415v33n64a18.Disponível em: https://www.scielo .br/j/bolema
/a/6kJT5LSgz78QyLykbTXgNmR/?format=html&lang=pt. Acessoem: 15 jun. 2023.
FOMBONNE, Eric. Epidemiology of social interaction gestures in infants with autism. ChildNeuropsychology, n.12, p.307-319, 2006.
FREITAS, J. L. M. de. Situações Didáticas. In: Machado, S.D.A. (Org.) Educação Matemática: uma introdução. 2 ed. São Paulo: Educ, 2000.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 57-73, 15 set. 2019. Logeion Filosofia da Informacao.. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 30 jun. 2023.
GIKOVATE, Carla Gruber. Autismo: compreendendo para melhor incluir. Rio de Janeiro, 2009.
HENRICH, Maria Bianca. A contribuição das tecnologias e as ações pedagógicas adotadas no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de um aluno autista. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Mídias na Educação, pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CINTED/UFRGS, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream
/handle/10183/102676/00091735 6.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 ju. 2023.
KLIN, Ami. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, v.28, n.1, p.3-11, 2006.
KUPFER, M.C. Psicose e Autismo na Infância: problemas diagnósticos. Estilos da Clínica. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1999.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.
LEONARD, Simon N.; REPETTO, Manuela; KENNEDY, Johnpaul; TUDINI, Enza;
MEDEIROS, Dailma da Silva; MEDEIROS, Tania de Sousa Pinheiro; MEDEIROS, Deise da Silva. Aprendizagem das Pessoas com Autismo: a importância do atendimento educacional especializado. Belém: Neurus, 2021.
MEHROTRA, Aditya; GIANG, Christian; EL-HAMAMSY, Laila; GUINCHARD, Anthony; DAME, Amaury; ZAHND, Geraldine; MONDADA, Francesco. Accessible Maker-Based Approaches to Educational Robotics in Online Learning. Ieee Access, [S.L.], v. 9, p. 96877-96889, jun. 2021. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).http://dx.doi.org/10.1109/access.2021.3094158.Disponível em:https://ieeexplore.ieee.org/document/9471866. Acesso em: 20 jul. 2023.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing. Texto e Contexto - Enfermagem, Florianópolis, vol. 17, n. 4, p.758-764, out-dez. 2008.
MENEZES, Maria Eduarda de Lima. As percepções de educadores sobre a utilização do espaço maker na Educação Básica. 2020. 212 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/23328. Acesso em: 20 jul. 2023.
MOTA, Joana Filipa dos Santos. Reconhecimento emocional em crianças com perturbação do espetro do autismo: Um estudo exploratório com o videojogo “Let´s face It!". Dissertação apresentada no Mestrado Integrado em Psicologia, Ramo de Psicologia Clínica, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, orientada pela Professora Doutora Cristina Queirós (FPCEUP), 2012. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/ 67953/2/30016.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.
MOTA, Tassiany dos Santos. Ensino do brincar por videomodelação para crianças com atraso no desenvolvimento social e/ou com autismo. 2017. 49 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36574. Acesso em: 20 jul. 2023.
MONTESSORI, María. Educar para unnuevo mundo. Buenos Aires: ERREPAR, 1946.
MOREIRA, Matheus Sampaio. Robótica Educacional uma abordagem voltada à criação de ferramentas educacionais para o meio infantil. 2019. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49962. Acesso em: 20 jun. 2023.
MOURA, Waldir Siqueira; DIAS, Angélica Fonseca da Silva; FRANÇA, Juliana Baptista dos Santos; BORGES, Marcos Roberto da Silva; OLIVEIRA, Jonice de Oliveira Sampaio. ColabSaber: Um framework de suporte pedagógico na construção colaborativa de saberes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 61-70. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/ 12598. Acesso em: 20 jul. 2023. NOVAK, Everson Mario. Informática Aplicada à Educação. Atena Editora, [S.L.], p. 1-374, 13 ago. 2018. Antonella Carvalho de Oliveira. http://dx.doi.org/10. 22533/at.ed.147181308.
PEREIRA, Anne Karolyne Mendes. D’Stim: framework para o desenvolvimento de produtos únicos para adultos autistas com transtorno de processamento sensorial. 2020. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Design), Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/handle/10482/39725. Acesso em: 20 jul. 2023.
REILLY, Sheena; TOMBLIN, Bruce; LAW, James; MCKEAN, Cristina; MENSAH, Fiona K.; MORGAN, Angela; GOLDFELD, Sharon; NICHOLSON, Jan M.; WAKE, Melissa. Specific language impairment: a convenient label for whom?. International Journal Of Language & Communication Disorders, [S.L.], v. 49, n. 4, p. 416-451, jul. 2014. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/1460-6984.12102.Disponívelem:https://
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25142091/. Acesso em: 20 jul. 2023.
RIBEIRO, F.D. A formação do professor-educador matemático em cursos de licenciatura em matemática. 1999. 132p. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 1999.
ROTH, Gabriela; MELLO, Kelen Berra de; FERREIRA, Marine Lisbôa Alves Ferreira. Construção de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Matemática: uma experiência no curso de Licenciatura em Matemática - Campus Caxias do Sul. Desafios do ensino em tempos de pandemia: um olhar sobre a prática (de iniciação) docente no Pibid IFRS. São Paulo:Pragmatha,2022.Disponívelem:https://
pedagogiadigitalifrs.com.br/wpcontent/uploads/2022/12/EbookPibid.pdf#page=127. Acesso em: 20 jul. 2023.
SIIVA JÚNIOR, Dario Silva da; MOREIRA, Patrick Letouzé. Transtorno do Espectro Autista e as tecnologias educacionais digitais no cenário das pesquisas brasileiras: um mapeamento sistemático da literatura. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 10, p. 1-12, 6 ago. 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18328. Disponível em: https://rsdjournal.org/ index.ph p/rsd/article/view/18328/16651. Acesso em: 20 jun. 2023.
SILVA, Elton Martins. Jogos digitais como ferramenta de desenvolvimento de habilidades em crianças com Trantornos do Espectro Autista. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Surubim, 2022. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle /123456789/4406. Acesso em: 20 jun. 2023.
SILVA, Adriane Teixeira da. Ensinar e aprender História: desafios docentes na aprendizagem híbrida no Espaço Maker. 2022. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47170. Acesso em: 20 jul. 2023.
SOUZA, Laís dos Santos. A Cultura Maker na educação: perspectivas para o ensino e a aprendizagem de matemática. 2021. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Valparaíso, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/ prefix/820. Acesso em: 30 jun. 2023.
SOUZA, Maria da Guia. Autismo e inclusão na Educação Infantil: efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28254. Acesso em: 20 jul. 2023.
STELLA, A. L. .; FIGUEIREDO, A. P. S. .; SILVA, D. D. S. S. D. da; AMARAL, M. C. do;
SACHETTI, W. L. . BNCC e a Cultura Maker: uma aproximação na área da matemática para o ensino fundamental. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 4, p. 1–37, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inov aeduc/article/view/15182. Acesso em: 8 jul. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TAVERNA, Christiane Honorato. Raciocínio Lógico-Matemático em um aluno do ensino fundamental com Síndrome de Asperger: Dupla Excepcionalidade? / Christiane Honorato Taverna. -- 2019. 125 f. : 30 cm. Dissertação (mestrado)-Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, São Carlos. Disponível em:https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/11883/TAVERNA_
ChristianeHonorato_aaaa.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em: 20 jul. 2023.
ZEDNIK, Herik; TAKINAMI, Olga; BRASIL, Ronald; SALES, Selma Bessa;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Cesar Viana Azevedo, Edgar Marçal , Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.