A integração da Cultura Maker nas aulas de Matemática para alunos com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3411

Palavras-chave:

Práticas de Ensino e Aprendizagem, Matemática, CulturaMaker, TEA

Resumo

Este artigo teve como objetivo apresentar uma visão geral da integração da Cultura Maker no ensino de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), na qual foram analisados estudos publicados entre 2010 e 2022 em bases de dados como Google Acadêmico, PubMed e IEEE. Também foram aplicados os operadores booleanos AND e OR para deixar as buscas mais restritas. Após as buscas, foram realizadas a extração e a análise dos dados por meio de 2 revisores independentes. Inicialmente, foram identificados 1.317 artigos nas bases de dados. Após aplicação do critério 1, restaram 1.077 artigos. Em seguida, com a aplicação dos critérios 2 e 3, apenas 19 estudos foram considerados elegíveis para esta pesquisa. Os resultados dos estudos encontrados, mostraram a importância da Cultura maker nas aulas de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista, visto que a sua aplicação se mostrou crucial no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Entretanto, também foi evidenciado que a falta de recursos e treinamento para professores compartilharem práticas, pode ser um fator limitante para o desenvolvimento de habilidades que englobam a aprendizagem. Esta pesquisa ressalta a urgência de mais estudos sobre a aplicação da Cultura Maker no ensino de matemática para TEA, visando novas abordagens, pois isso poderia levar a um aprimoramento do ensino, o reconhecimento dos desafios presentes e demandar melhor desenvolvimento por parte dos profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Viana Azevedo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Tecnologia Educacional pela UFC- Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes e Qualificação do Ensino de Matemática do Estado do Ceará pela UFC. Professor de Matemática do Ensino Fundamental- anos finais da Prefeitura municipal de Fortaleza. Contato: paulocesar.viana@educacao.fortaleza.ce.gov.br

Edgar Marçal , Universidade Federal do Ceará - UFC

Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Azevedo, P. C. V., Marçal , E. ., & Lima Vasconcelos, F. H. . (2024). A integração da Cultura Maker nas aulas de Matemática para alunos com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, 8, 23–37. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3411

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Artigos