Integração das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar e sua interlocução com o projeto político pedagógico: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2930

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Projeto Político Pedagógico, Integração das Tecnologias

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar trabalhos que tratam sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no espaço escolar e sua interlocução com o Projeto Político Pedagógico (PPP). A pesquisa trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com natureza quanti-qualitativa na metodologia. Como resultado, constatou-se que ainda existe uma carência de pesquisas que relacionem as tecnologias ao PPP das escolas. Verificou-se a relevância do uso das TICs e observou-se que as escolas citam sobre as TICs, mas não descrevem como seria a integração das tecnologias nos processos educacionais.

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Biografia do Autor

Mateus de Lima Brito, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Graduado em Pedagogia e Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica e Psicologia Organizacional do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especalista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio do Ceará. Atualmente é Servidor Técnico Administrativo da UFC.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce.

Edgar Marçal, Universidade Federal do Ceará - UFC

Superintendente de Tecnologia da Informação, Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional e Professor da Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC.

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Publicado

2022-09-21

Como Citar

de Lima Brito, M., Lima Vasconcelos, F. H., & Marçal, E. (2022). Integração das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar e sua interlocução com o projeto político pedagógico: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, 6, 883–898. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2930

Edição

Seção

Artigos