A relação família-escola como elemento das representações sociais da profissão docente veiculadas na rede social Facebook
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2886Palavras-chave:
Representações sociais, Redes sociais, Relação família-escolaResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla e trata sobre os desafios da relação família-escola como elemento integrante das representações sociais da profissão docente, veiculadas em comunicações de professores (as) na rede social Facebook. A Teoria das Representações Sociais, elaborada por S. Moscovici, em 1961, foi o referencial adotado. As representações sociais são produtos dos movimentos sociais, construídos coletivamente e nas interações sociais, com valores e ideias que circulam na sociedade em diversos âmbitos, incluindo os virtuais. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho documental. Apresentamos um recorte de quatro imagens com 20 comentários de professores (as) publicados em páginas do Facebook. Os resultados sugerem que as representações sociais de professores veiculadas em suas comunicações na rede social Facebook retratam uma relação família-escola marcada pelos conflitos no desempenho de funções entre pais e professores, sentimentos de desvalorização e perda de autoridade docente. Salientamos que os elementos que comprometem o trabalho docente são indicativos de que não se deve culpabilizar unicamente o docente pelos problemas educacionais. Quando agimos dessa forma estamos ignorando os variados obstáculos interpostos ao exercício da profissão na atualidade.
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