Representações sociais de mães de crianças acerca da Educação Infantil: aproximações e distanciamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3369

Palavras-chave:

Educação Infantil, Representações Sociais, Mães de crianças

Resumo

Neste artigo identifica-se aproximações e distanciamentos nas representações sociais de Educação Infantil, construídas por mães de crianças matriculadas em instituições públicas e privadas que oferecem essa etapa da educação. Adotou-se a abordagem societal para o desenvolvimento, por meio de entrevistas, de um estudo de campo com 31 mães de crianças matriculadas na educação infantil. A análise de conteúdo orientou a organização do material. Os resultados revelaram que entre as mães, com filhos matriculados em instituições públicas, a Educação Infantil tem a função de escolarizar, é lugar de proteção, promessa de um futuro melhor. Para as mães, com crianças em instituições privadas, a Educação Infantil é espaço de desenvolvimento, interações, complemento à educação familiar. Os resultados sugerem que o nível de instrução e a renda das mães influenciam suas representações de Educação Infantil. Reafirmamos o caráter grupal das representações sociais.

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Biografia do Autor

Luciana Oliveira Freitas Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e  Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (2023).

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1997) e doutorado em educação pela Universidade Federal do rio Grande do Norte - UFRN (2003). Professora Associado IV do Centro de Educação da UFPE, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Atua como docente no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE). Líder do Grupo de pesquisa Educação e Representações sociais. A docente é pesquisadora e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2012. Está vinculada como pesquisadora ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação da Fundação Carlos Chagas CIERS-ed, Fundação Carlos Chagas-FCC. Integra o conselho editorial dos periódicos: Caderno CEDES e Revista Práxis Educativa (UEPG) e Administração Educacional (UFPE).

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Monteiro, L. O. F., & Machado, L. B. (2023). Representações sociais de mães de crianças acerca da Educação Infantil: aproximações e distanciamentos. Revista Educar Mais, 7, 712–722. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3369

Edição

Seção

Artigos