Sinais de bem-estar docente em práticas de professores de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2626

Palavras-chave:

Bem-estar, Professor, Práticas, Educação básica

Resumo

Este artigo objetiva identificar professores na condição de bem-estar docente na escola básica a fim de descrever elementos de suas práticas que caracterizam o bem-estar na docência.  Bem-estar docente diz respeito a uma avaliação pessoal positiva da vida e da docência, com base em critérios cognitivos e afetivos. Desenvolvemos um estudo de abordagem qualitativa, delineado como estudo de campo com quatro professores de educação básica pública da cidade do Recife-PE. Por meio da observação participante, caracterizamos as práticas desses professores. Constatamos que os professores investigados vivenciam o bem-estar docente, pois, apesar das adversidades enfrentadas nas escolas públicas, reconhecem o valor social da profissão, cultivam relações saudáveis com seus alunos e pares e desejam prosseguir no exercício do magistério. Entendemos que para manter estes profissionais na condição de bem-estar docente, medidas de intervenção devem ser tomadas por parte dos órgãos gestores da educação. Tais medidas estão relacionadas à carreira, formação continuada e melhoria das condições de trabalho nas escolas. Essas ações fortalecem as práticas e posturas dos profissionais investigados e podem vir a incentivar outros professores a terem um olhar mais positivo para a profissão.

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Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (1997) e doutorado em educação pela Universidade Federal do rio Grande do Norte - UFRN - (2003). É  Professora Associado IV do Centro de Educação da UFPE, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Atua como docente no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE). Líder do Grupo de pesquisa Educação e Representações sociais. A docente é pesquisadora e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2012. Está vinculada como pesquisadora ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação da Fundação Carlos Chagas CIERS-ed, Fundação Carlos Chagas-FCC. Integra o conselho editorial dos periódicos: Caderno CEDES e Revista Práxis Educativa (UEPG) e Administração Educacional (UFPE).

Camila Afonso Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem investigado os campos relativos à formação de professores e prática pedagógica, bem-estar docente e a Teoria das representações Sociais.

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Machado, L. B., & Afonso Ferreira de Araújo, C. . (2021). Sinais de bem-estar docente em práticas de professores de educação básica. Revista Educar Mais, 5(5), 1363–1375. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2626

Edição

Seção

Artigos