A saúde mental e o sofrimento psíquico de pós-graduandos: uma revisão de literatura em teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2719

Palavras-chave:

Revisão de literatura, Saúde mental, Sofrimento psíquico, Pós-graduandos

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar o estado do conhecimento sobre a saúde mental e o sofrimento psíquico em pós-graduandos, orientando-se a partir de teses e dissertações produzidas no Brasil, entre os anos de 2005 e 2021. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico do tipo revisão de literatura, na qual se realizou um levantamento sistemático na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses de Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a respeito da saúde mental e do sofrimento psíquico em discentes de pós-graduação. Foram encontrados, inicialmente, 34 estudos. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 09 trabalhos, sendo 07 dissertações e 02 teses, para compor o corpus de análise. Os resultados revelaram que, em todos os estudos revisados, o sofrimento psíquico se faz presente entre os pós-graduandos, que apresentam, em sua maioria, sintomas e queixas, como a ansiedade e o estresse, além de pensamentos de morte. Ademais, compreende-se que é substancial que novas pesquisas e estudos aproximem a temática da saúde mental aos programas de pós-graduação e seus discentes, tendo em vista a escassa literatura sobre o tema.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC).

Simone de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, área de Didática e Metodologia do Ensino (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Aline Arruda Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário UNIESP - Campus de João Pessoa, Paraíba

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Paraíba (UFPB). Docente do Centro Universitário UNIESP.

Liliam Keidinez Bachete da Conceição Rabassi, Faculdade de Jandaia do Sul - FAFIJAN

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Glatz, E. T. M. de M., Yaegashi, S. F. R. ., França, F. F. ., Souza, S. de ., Fonseca, A. A. R. da ., & Rabassi, L. K. B. da C. . (2022). A saúde mental e o sofrimento psíquico de pós-graduandos: uma revisão de literatura em teses e dissertações. Revista Educar Mais, 6, 255–273. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2719

Edição

Seção

Artigos