As influências do Banco Mundial no atual Ensino de Artes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2487

Palavras-chave:

Acesso à Educação, Ensino de Arte, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem o objetivo de contribuir para a compreensão das influências do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras, com destaque para o ensino na área de Artes. Elaboramos uma breve análise de documentos que envolvem o Banco Mundial e suas orientações para a educação, especificamente para a brasileira, identificando os impactos das suas diretrizes no ensino de Artes e como isso afetou a escolha de seus conteúdos no currículo das escolas no Brasil. Para tanto, analisamos leis e documentos do governo brasileiro, a partir de 1990, que regem a educação e os direitos a quem ela se destina. Tomamos como referenciais teóricos os estudos de Altmann (2002), Peroni (2000), Dias (2017), Nosella (2015), Cabral Neto (2012), dentre outros importantes pesquisadores de políticas educacionais brasileiras. No âmbito das Artes, utilizamos os estudos de Silva (2015), Araujo (2019) e Suzuki (2019). Por meio da análise empreendida, verificamos que, em relação ao ensino de Artes, é frequente a adoção de práticas que privilegiam a formação técnica do estudante, direcionando-o para o mercado, mas que desvaloriza os conteúdos das ciências humanas, sociais e artísticas para uma formação cidadã.

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Biografia do Autor

Paulo Lopes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tayene Elize Mação, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da rede privada de ensino no município de Maringá-PR. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9940-6275

Rodrigo dos Santos Andrade, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Servidor público do estado do Paraná.

Flávio Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Câmpus de Cianorte.

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Lopes, P. ., Yaegashi, S. F. R., Mação, T. E. ., Andrade, R. dos S. ., & Oliveira, F. R. de . (2021). As influências do Banco Mundial no atual Ensino de Artes no Brasil. Revista Educar Mais, 5(4), 934–946. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2487

Edição

Seção

Artigos