CONSUMO SUSTENTÁVEL E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.506Resumen
Este trabalho tem como tema consumo sustentável e preservação do ambiente e como problemática envolver alunos, pais, professores e comunidade escolar em defesa da sustentabilidade do Meio Ambiente que os cerca. Tendo como objetivo compreender o sentido de ser um sujeito consciente e participativo nas ações de preservação do Meio Ambiente. Como metodologia, optamos por trabalhar com a pesquisa participante, partindo do princípio de que todos e todas têm a aprender e a ensinar, onde todos juntos se divertem enquanto levantam os problemas da comunidade, sonham e encontram soluções para os mesmos, reconhecem os desafios e/ou dificuldades do caminho, porém planejam ações efetivas entusiasticamente. Definitivamente, foi-se o tempo em que consumir era algo despretensioso e que os desejos, por mais supérfluos que fossem, deveriam ser atendidos a qualquer preço. Hoje, a humanidade sente na pele as consequências de centenas de anos de consumo desenfreado e irresponsável, na forma do aquecimento global, poluição das águas, extinção de animais, volume excessivo de material para descarte (lixo seco), lixões a céu aberto e outros desastres ecológicos. Para abrandar esses impactos negativos, faz-se necessário não só uma mudança de atitude, mas principalmente formar consciência da responsabilidade de cada um no coletivo. A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Por isso, é fundamental estar bem informado sobre os produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados. O poder de transformação social está nas mãos de nós consumidores, e cabe a cada um de nós escolhermos com consciência os produtos, e conhecermos os fornecedores, empresas que têm responsabilidade e compromisso ético, que respeitam os direitos humanos e os limites naturais do planeta. E, é esse comportamento, que esperamos desenvolver em nossos jovens e na comunidade em geral. A escola fez o trabalho voltado ao tema do projeto, durante o primeiro semestre deste ano e, pode-se perceber algumas mudanças na atitude do grupo de educandos como a valorização e o cuidado com cada espaço da escola, a preocupação em descartar os resíduos na lata correspondente a sua cor, o reaproveitamento de embalagens, principalmente as de vidro. Além disso, as atividades desenvolvidas na escola aproximaram a comunidade em geral, esta passou a estar presente, apoiar e incentivar os eventos organizados pela escola. É possível perceber a satisfação das famílias, ao verem seus filhos participando das atividades organizadas pela escola e também, um maior interesse em participar de atividades práticas propostas envolvendo concepções e ações de cidadania.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.