Contando história: memória de velhos e o resgate oral da educação de imigrantes pomeranos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.256-268.1509

Palavras-chave:

educação do campo, tradição oral, pomeranos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo registrar e, desta forma, resgatar fragmentos da história da educação do campo, dos imigrantes pomeranos, nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, através das memórias de um casal de idosos, Vô Werno e Vó Eddy, filhos de imigrantes alemães. Utilizamos a tradição oral, Bosi (1994) e Vansina (2010), para o registro histórico das narrativas. Os comentários foram balizados, prioritariamente, por Freire (1987).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciéli Abrahm Griep Timm, Ifsul campus Pelotas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Atualmente é pesquisador do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e professor ed. infantil e séries iniciais da Prefeitura Municipal de Canguçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pesquisa, meio ambiente, comunidade sustentável e integração. Mestranda em educação pelo Ifsul.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Ifsul Campus Pelotas

MÁRCIA ROSTAS é licenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação básica e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atuando no PPG Educação e Tecnologia. Atua ainda como Coordenadora Pedagógica e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Timm, G. A. G., & Rostas, M. H. S. G. (2019). Contando história: memória de velhos e o resgate oral da educação de imigrantes pomeranos. Revista Educar Mais, 3(2), 256–268. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.256-268.1509

Edição

Seção

Artigos