Contando história: memória de velhos e o resgate oral da educação de imigrantes pomeranos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.256-268.1509

Palabras clave:

educação do campo, tradição oral, pomeranos

Resumen

O presente artigo tem por objetivo registrar e, desta forma, resgatar fragmentos da história da educação do campo, dos imigrantes pomeranos, nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, através das memórias de um casal de idosos, Vô Werno e Vó Eddy, filhos de imigrantes alemães. Utilizamos a tradição oral, Bosi (1994) e Vansina (2010), para o registro histórico das narrativas. Os comentários foram balizados, prioritariamente, por Freire (1987).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graciéli Abrahm Griep Timm, Ifsul campus Pelotas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Atualmente é pesquisador do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e professor ed. infantil e séries iniciais da Prefeitura Municipal de Canguçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pesquisa, meio ambiente, comunidade sustentável e integração. Mestranda em educação pelo Ifsul.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Ifsul Campus Pelotas

MÁRCIA ROSTAS é licenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação básica e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atuando no PPG Educação e Tecnologia. Atua ainda como Coordenadora Pedagógica e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP.

Publicado

2019-09-04

Cómo citar

Timm, G. A. G., & Rostas, M. H. S. G. (2019). Contando história: memória de velhos e o resgate oral da educação de imigrantes pomeranos. Educar Mais, 3(2), 256–268. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.256-268.1509

Número

Sección

Artículos