CONSUMO SUSTENTÁVEL E PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.506Abstract
Este trabalho tem como tema consumo sustentável e preservação do ambiente e como problemática envolver alunos, pais, professores e comunidade escolar em defesa da sustentabilidade do Meio Ambiente que os cerca. Tendo como objetivo compreender o sentido de ser um sujeito consciente e participativo nas ações de preservação do Meio Ambiente. Como metodologia, optamos por trabalhar com a pesquisa participante, partindo do princípio de que todos e todas têm a aprender e a ensinar, onde todos juntos se divertem enquanto levantam os problemas da comunidade, sonham e encontram soluções para os mesmos, reconhecem os desafios e/ou dificuldades do caminho, porém planejam ações efetivas entusiasticamente. Definitivamente, foi-se o tempo em que consumir era algo despretensioso e que os desejos, por mais supérfluos que fossem, deveriam ser atendidos a qualquer preço. Hoje, a humanidade sente na pele as consequências de centenas de anos de consumo desenfreado e irresponsável, na forma do aquecimento global, poluição das águas, extinção de animais, volume excessivo de material para descarte (lixo seco), lixões a céu aberto e outros desastres ecológicos. Para abrandar esses impactos negativos, faz-se necessário não só uma mudança de atitude, mas principalmente formar consciência da responsabilidade de cada um no coletivo. A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Por isso, é fundamental estar bem informado sobre os produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados. O poder de transformação social está nas mãos de nós consumidores, e cabe a cada um de nós escolhermos com consciência os produtos, e conhecermos os fornecedores, empresas que têm responsabilidade e compromisso ético, que respeitam os direitos humanos e os limites naturais do planeta. E, é esse comportamento, que esperamos desenvolver em nossos jovens e na comunidade em geral. A escola fez o trabalho voltado ao tema do projeto, durante o primeiro semestre deste ano e, pode-se perceber algumas mudanças na atitude do grupo de educandos como a valorização e o cuidado com cada espaço da escola, a preocupação em descartar os resíduos na lata correspondente a sua cor, o reaproveitamento de embalagens, principalmente as de vidro. Além disso, as atividades desenvolvidas na escola aproximaram a comunidade em geral, esta passou a estar presente, apoiar e incentivar os eventos organizados pela escola. É possível perceber a satisfação das famílias, ao verem seus filhos participando das atividades organizadas pela escola e também, um maior interesse em participar de atividades práticas propostas envolvendo concepções e ações de cidadania.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.