Integração das TDICs com a docência na educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3020

Palavras-chave:

TDIC;, Docência;, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente artigo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cujo objetivo é discutir sobre a integração das TDICs na Educação Profissional e Tecnológica. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica nas publicações científicas presentes nas bibliotecas digitais GOOGLE ACADÊMICO, periódicos das CAPES, Web of Science e Scopus. Para realização da pesquisa, foram utilizadas as publicações dos anos de 2016 a 2021, nos idiomas português e inglês. Ao final, nove artigos foram selecionados para uma análise criteriosa. De acordo com os dados levantados, observou-se que a configuração das formações docentes necessita dialogar de maneira mais precisa com a dinâmica de sala de aula e com a utilização das tecnologias digitais. Em relação às novas práticas pedagógicas com a utilização das TDICs evidenciaram-se algumas estratégias que dialogam com a perspectiva de tornar o aluno mais atuante no processo de aprendizagem, porém ainda foi verificada uma certa restrição somente ao uso do computador e data show. Outro aspecto evidenciado no estudo é que os professores sentem dificuldades de utilizar as tecnologias digitais emergentes e que a utilização dos artefatos tecnológicos se limita à reprodução de conteúdos audiovisuais durante a condução de aulas expositivas.

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Biografia do Autor

Wênia Keila Lima de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará /UFC. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Especialista em Docência na Educação profissional pelo Centro Universitário Santo Amaro/SENAC. Graduada em Letras Licenciatura Plena e suas respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/ UECE. Com afinidade na área Linguística Aplicada.

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) - Avaliação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) - Avaliação de Softwares Educativos e Aplicáveis à Educação. Docente e pesquisador nas áreas de Tecnodocência, Gamificação, Desenvolvimento de Games e Filosofia da Tecnologia.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) com Pós-doutorado em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É especialista em Informática Educativa (2001) e Bacharel em Computação pela UFC (2000). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC).

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Publicado

2023-01-28

Como Citar

de Sousa, W. K. L. ., Loureiro, R. C., & David, P. B. . (2023). Integração das TDICs com a docência na educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educar Mais, 7, 202–220. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3020

Edição

Seção

Artigos