Políticas públicas voltadas a inclusão educacional de alunos com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3472

Palavras-chave:

Educação, Autismo, Inclusão

Resumo

O propósito deste estudo é apresentar os resultados de uma revisão narrativa da literatura, explorando as principais políticas públicas voltadas à inclusão educacional de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisados trabalhos nacionais disponíveis no SciELO Brasil e nos Periódicos da CAPES. A relevância deste artigo reside na promoção da conscientização e compreensão atualizada das políticas voltadas para o público com autismo, visando fortalecer a defesa dos direitos dessas pessoas. Os resultados evidenciam que, apesar das políticas e documentos legais buscarem assegurar condições justas e democráticas de acesso e permanência desses alunos nas instituições de ensino, ainda persistem desafios, como dificuldades na efetiva inclusão escolar e a carência de formação para os profissionais que atuam com esses estudantes.

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Biografia do Autor

Nadia Alves Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Tecnologias Educacionais na Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Acaraú - UVA. Especialista em Gestão de empresarial. Professora da Faculdade Ibiapaba nos cursos de Ciências Contábeis e Administração.

Priscila Barros David , Universidade Federal do Ceará - UFC

Bacharel em Computação, Mestra em Psicologia Cognitiva, Doutora em Educação, Pós-Doutorado na University of Califórnia, Santa Barbara (UCSB) em Etnografia Interacional e Análise do Discurso e Professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Tecnologia Educacional do Instituto da Universidade Federal do Ceará Virtual (UFC).

Débora Lucia Lima Leite Mendes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora e Mestre em Educação - UFC. Especialista em Psicopedagogia e Licenciada em Pedagogia. Docente na Faculdade de Educação da UFC, Departamento de Fundamentos da Educação. Líder do Grupo de Estudos em Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro Autista – GEAPTEA.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Alves Lima, N., David , P. B., & Lima Leite Mendes, D. L. (2024). Políticas públicas voltadas a inclusão educacional de alunos com autismo. Revista Educar Mais, 8, 52–68. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3472

Edição

Seção

Artigos