A pesquisa na pós-graduação stricto sensu sobre o uso de dramatizações: uma revisão da literatura (2018-2023)
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.4026Palavras-chave:
Dramatizações, Metodologia de Ensino, Revisão sistemática de literatura, Dissertações e TesesResumo
O presente estudo abordou a pesquisa da pós-graduação stricto sensu brasileira sobre o uso de dramatizações em contextos educacionais. A análise proposta foi direcionada para a seleção de teses e dissertações indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Mediante a investigação de 19 teses e dissertações, destacou-se a concentração da publicação de trabalhos nos anos de 2018 e 2020. Constatou-se que 16 IES têm atuado na elaboração de estudos sobre o uso de dramatizações para fins educacionais. Também se sublinhou o maior percentual de trabalhos oriundos de programas acadêmicos (63,15%) das às áreas de Ensino e de Educação. Constatou-se o maior percentual de pesquisas que abordam a utilização de dramatizações no Ensino Médio (36,8%). Compreendeu-se que a heterogeneidade e a predominância de amostras inferiores a 100 participantes estão intrinsecamente vinculadas à adoção de uma abordagem qualitativa pelo maior quantitativo de trabalhos. Por fim, ressaltou-se a contribuições da implementação de dramatizações para o aumento da participação e da motivação discente, a melhoria das experiências comunicativas e da contextualização dos conteúdos.
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