Alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão

Michele Roos Marchesan, Malcus Cassiano Kuhn

Resumo


Este ensaio bibliográfico discute a alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão, pois se observa um descompasso entre as práticas educativas e as transformações que vêm ocorrendo na sociedade, como os avanços científicos e tecnológicos, a reestruturação produtiva, as mudanças no processo de trabalho e a intensificação dos meios de comunicação. A supervalorização da ciência e da tecnologia pela escola e a sociedade exige repensar os processos de ensino e aprendizagem para diminuir o distanciamento entre a escola e a vida dos alunos. Sugere-se um ensino que proporcione a construção de uma cidadania para pensar, tomar decisões, propor alternativas e capaz de perceber os aspectos positivos e negativos da ciência e tecnologia.

Palavras-chave


Escola; Ciência; Tecnologia; Sociedade

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.13.2016.118-129.380

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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