A prática docente e a repercussão no processo identitário

um olhar a partir da área de Linguagens da BNCC

Autores

  • Gabriela Diel de Arruda Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • Mariângela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil
  • José Antônio Bicca Ribeiro Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil
  • Juliana Diel de Arruda Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.197-211.2489

Palavras-chave:

professores, linguagens, trajetória, identidade, experiências

Resumo

O processo identitário da prática docente vem ganhando protagonismo nos estudos educacionais. Assim, objetivamos compreender como ocorre o processo desta construção identitária em professores do ensino básico que atuam nos componentes curriculares da Área de Linguagens. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, no qual foram entrevistadas quatro professoras de diferentes formações iniciais de uma escola pública de grande porte. A partir da análise de conteúdo identificamos duas categorias. Na primeira, “Construção da identidade profissional: a descoberta pela docência”, constatamos que um dos pontos relevantes no desenvolvimento da docência são as influências durante a vida escolar ou acadêmica, trazendo para esse debate os saberes experienciais. A segunda categoria, “Processo identitário e a repercussão na prática docente” sinaliza que os saberes docentes fazem parte da construção da carreira, são atravessados pelas subjetividades relacionadas à identidade, construídas a partir das suas experiências de vida e profissionais. O principal achado do estudo é a semelhança entre as construções das identidades profissionais, mesmo que os componentes curriculares sejam de diferentes vertentes na formação inicial.

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Biografia do Autor

Gabriela Diel de Arruda, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPEL e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação. Estuda e produz na temática da educação física, formação de professores, prática pedagógica, linguagem e educação física. Acredita no poder da escola e da educação como ferramenta de transformação social. Na graduação atuou como bolsista de iniciação a docência (PIBID), monitora de Handebol e fez estágio no Sesc-RS Pelotas. Tem experiência em escrita de projetos, planejamento de aulas, colônia de férias e recreação. Possui histórico esportivo no Karatê.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior/mudanças/perspectivas, educação física, formação de professores, atividade física e escola. Discussões teóricas metodológicas de pesquisa qualitativas. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalhou de 2014 à 2017 coordenadora de área no PIBID, atualmente é tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel, desde 2018.

José Antônio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Rio Grande), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GPEFE) e do Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária (GIPEDU), ambos na mesma universidade. Realiza estudos com foco na formação de professores para atuação na educação básica e na universidade; procura investigar aspectos relacionados à democratização e internacionalização dentro do ensino superior e as interferências destes processos na formação. Além disso, estuda os fatores relacionados à saúde e bem-estar docente, bem como, a qualidade de vida no trabalho. No âmbito do esporte, estuda aspectos relacionados à iniciação esportiva, utilização do esporte na escola, bem como, treinamento, desenvolvimento técnico e tático relacionado ao voleibol de rendimento.

Juliana Diel de Arruda, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura (2018) pela Escola Superior de Educação Física (ESEF), da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, pela qual recebeu o prêmio de Menção Honrosa, na cerimônia de colação de grau, por excelente desempenho acadêmico durante a graduação. Em 2021 concluiu o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da ESEF - UFPel na linha Movimento Humano e Sociedade, sub-linha: Formação Profissional e Prática Pedagógica na Escola. Em 2022 concluiu o Curso de Especialização em Esporte Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas. No curso de Educação Física, foi bolsista dos principais programas ofertados durante a graduação: Programa de Educação Tutorial (PET - 2016 - 2018) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - 2015 - 2016). E foi membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esportes - GPES durante toda a graduação. Pertenceu à gestão do Diretório Acadêmico Liberato de Oliveira Rodrigues, órgão de representação estudantil dos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, como vice-presidente, nos anos de 2017 e 2018. Em 2019, passou a integrar o GPEFE - Grupo de Pesq. em Educação Física e Educação e o PROQUALI - Projeto de Ensino em Pesquisa Qualitativa, ambos vinculados à Universidade Federal de Pelotas. Está inscrita no ORCID sob o número: 0000-0002-2024-9247

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

ARRUDA, G. D. de; AFONSO, M. da R.; RIBEIRO, J. A. B.; ARRUDA, J. D. de. A prática docente e a repercussão no processo identitário: um olhar a partir da área de Linguagens da BNCC. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 197–211, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.197-211.2489. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2489. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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