Teaching practice and its repercussion on the identity process

a view from the language field of National Common Core Base

Authors

  • Gabriela Diel de Arruda Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • Mariângela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil
  • José Antônio Bicca Ribeiro Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil
  • Juliana Diel de Arruda Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.197-211.2489

Keywords:

teachers, languages, trajectory, identity, experiences

Abstract

The identity process in teaching practice has been gaining prominence in educational studies. Thus, this paper aims to analyze the process of this identity construction occurring among basic education teachers who work in the curricular components of the Language Area. In this qualitative case study, four teachers with different initial formations working in a large public school were interviewed. Based on the data content analysis two categories emerged: The first, “Construction of professional identity: discovery through teaching”, indicates that one of the relevant points in the development of teaching is related to influences during school or academic life, bringing experiential knowledge to this debate. The second category, “Identity process and the impact on teaching practice” indicates that teaching knowledge is part of career building, as well as it is crossed by subjectivities related to identity, built from their personal lives and professional experiences. The main finding is the similarity in the constructions of professional identities, even if the curricular components contain different aspects in its initial training.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Diel de Arruda, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPEL e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação. Estuda e produz na temática da educação física, formação de professores, prática pedagógica, linguagem e educação física. Acredita no poder da escola e da educação como ferramenta de transformação social. Na graduação atuou como bolsista de iniciação a docência (PIBID), monitora de Handebol e fez estágio no Sesc-RS Pelotas. Tem experiência em escrita de projetos, planejamento de aulas, colônia de férias e recreação. Possui histórico esportivo no Karatê.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior/mudanças/perspectivas, educação física, formação de professores, atividade física e escola. Discussões teóricas metodológicas de pesquisa qualitativas. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalhou de 2014 à 2017 coordenadora de área no PIBID, atualmente é tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel, desde 2018.

José Antônio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Rio Grande), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Educação (GPEFE) e do Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária (GIPEDU), ambos na mesma universidade. Realiza estudos com foco na formação de professores para atuação na educação básica e na universidade; procura investigar aspectos relacionados à democratização e internacionalização dentro do ensino superior e as interferências destes processos na formação. Além disso, estuda os fatores relacionados à saúde e bem-estar docente, bem como, a qualidade de vida no trabalho. No âmbito do esporte, estuda aspectos relacionados à iniciação esportiva, utilização do esporte na escola, bem como, treinamento, desenvolvimento técnico e tático relacionado ao voleibol de rendimento.

Juliana Diel de Arruda, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS – Brasil

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura (2018) pela Escola Superior de Educação Física (ESEF), da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, pela qual recebeu o prêmio de Menção Honrosa, na cerimônia de colação de grau, por excelente desempenho acadêmico durante a graduação. Em 2021 concluiu o Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da ESEF - UFPel na linha Movimento Humano e Sociedade, sub-linha: Formação Profissional e Prática Pedagógica na Escola. Em 2022 concluiu o Curso de Especialização em Esporte Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas. No curso de Educação Física, foi bolsista dos principais programas ofertados durante a graduação: Programa de Educação Tutorial (PET - 2016 - 2018) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - 2015 - 2016). E foi membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esportes - GPES durante toda a graduação. Pertenceu à gestão do Diretório Acadêmico Liberato de Oliveira Rodrigues, órgão de representação estudantil dos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, como vice-presidente, nos anos de 2017 e 2018. Em 2019, passou a integrar o GPEFE - Grupo de Pesq. em Educação Física e Educação e o PROQUALI - Projeto de Ensino em Pesquisa Qualitativa, ambos vinculados à Universidade Federal de Pelotas. Está inscrita no ORCID sob o número: 0000-0002-2024-9247

Published

2023-05-02

How to Cite

ARRUDA, G. D. de; AFONSO, M. da R.; RIBEIRO, J. A. B.; ARRUDA, J. D. de. Teaching practice and its repercussion on the identity process: a view from the language field of National Common Core Base. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 197–211, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.197-211.2489. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2489. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)