Avaliação do Pensamento Computacional

estudo de caso transdisciplinar

Autores

  • Walkiria Helena Cordenonzi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil
  • Vanessa Mattoso Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil
  • Adriane Rodrigues Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil
  • Eliezer dos Santos Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil
  • Jose Claudio Del Pino Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.117-132.204

Palavras-chave:

pensamento computacional, programação de app, transdisciplinaridade, andragogia

Resumo

O pensamento computacional (PC) tem sido tema de muitas pesquisas e, paulatinamente, está sendo incorporado aos currículos escolares da educação básica no Brasil. Porém, as investigações no que tange à forma de avaliação do pensamento computacional, bem como sua aplicabilidade na educação de adultos são ainda incipientes. Esta pesquisa objetiva apresentar quatro estudos de caso, utilizando o Modelo de Referência de Pensamento Computacional (MRPC) e um constructo andragógico, para desenvolver e avaliar as habilidades do PC em indivíduos adultos, discentes de um curso superior na área de tecnologia. Esta práxis avaliativa está ancorada no conceito de transdisciplinaridade, abarcando as áreas de filosofia, matemática e ciência da computação e, por conseguinte, a classificação dos sujeitos como Alfabetizado em Código, Letrado em Código, Pensador Computacional Desplugado ou nenhuma delas. Um dos resultados obtidos na pesquisa foi que 80% dos sujeitos foram classificados como Alfabetizados em Código, o que significa que os discentes conseguiram desenvolver as habilidades propostas no MRPC, inclusive a de programação de aplicativos móveis.

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Biografia do Autor

Walkiria Helena Cordenonzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização Em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo, Brasil; mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ensino. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Câmpus Santana do Livramento, nos cursos binacionais e docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - ProfEPT. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Qualidade de Software. Áreas de interesse: alfabetização em código, pensamento computacional (PC) e suas avaliações, Informática na Educação e andragogia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9583417199388924

Vanessa Mattoso Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil

Possui especialização em Matemática e Linguagem e graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas . Atualmente é professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Adriane Rodrigues Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil

Artista Visual. Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Gravura (UFPel). Especialização em Arte Terapia (ISEPE). Apresenta, também, experiência na modalidade do ensino a distância (EaD). Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Santana do Livramento. Desenvolve projetos e pesquisas nas áreas cultural, artística e cientifica. Atualmente participa dos Grupos de Pesquisa: Deslocamentos Observâncias e Cartografias Contemporâneas - DESLOCC - CNPq/ UFPel e do projeto de pesquisa Subjetividade e diferença: agenciamentos artísticos, audiovisuais e filosófico /UFPel.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7356069303278337

Eliezer dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Santana do Livramento/RS – Brasil

Eliézer Oliveira é um froteiriço da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e do Norte Uruguaio. Militante de esquerda, internacionalsita, marxista e teólogo heterodoxo da Teologia da Libertação. Aprecia o chimarrão e o churrasco. Tem um gato chamado Nietzsche e um cão cimarrón uruguaio chamado Charrua. Detesta as formalidade acadêmicas, dentre as quais o lattes e outras práticas do capitalismo acadêmico. Possui Graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Licenciatura em Filosofia pela UCPEL em 2006. Especialista em Docência Superior pela Universidade Católica de Pelotas (2008). C ursou Teologia pela UCPEL (2002-2005). Mestre em Educação e Tecnologia pelo IFSul (2017). Foi professor auxiliar da UCPEL (Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura) em disciplinas filosóficas, administradas no Curso de filosofia e outros (do segundo semestre de 2007 até o início de 2013). Foi professor em três escolas particulares de Pelotas: Escola São Francisco de Assis (Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis ? Zona Norte/ SCALIFRA-ZN) de 2013 a 2017; La Salle Hipólito Leite (Sociedade Porvir Científico) de 2013 a 2014; Gonzaga (Instituto Educacional Luiz de Camões Ltda) segundo semestre de 2012 e 2014. Foi Professor da rede estadual do Rio Grande do Sul, Ensino Médio, nas escolas Monsenhor Queiroz e Colônia de Pescadores Z-3 na cidade de Pelotas, de julho de 2014 a setembro de 2017. Desde de setembro de 2017 é Professor de Filosofia do IFSul - Campus Santana do Livramento.

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Jose Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS - Brasil

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

CORDENONZI, W. H.; CARDOSO, V. M.; CORRÊA, A. R.; OLIVEIRA, E. dos S.; DEL PINO, J. C. Avaliação do Pensamento Computacional: estudo de caso transdisciplinar. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 117–132, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.117-132.204. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/204. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas