Centros de Educação de Jovens e Adultos: Uma forma de ofertar educação a quem não teve oportunidade na idade própria em Mato Grosso

Autores

  • Marcelo Franco Leão UFRGS
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES
  • José Claudio Del Pino UFRGS e UNIVATES
  • Maria Cristina Szczesny de Freitas UNISC e SEDUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.61-73.275

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas Educacionais, Modalidade de Ensino.

Resumo

O presente texto discorre sobre a Educação de Jovens e Adultos e sua importância para a escolarização de pessoas que não conseguiram completar seus estudos na idade apropriada. Seu objetivo é conhecer o contexto histórico da EJA no Brasil e também relatar a criação e a implantação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no estado de Mato Grosso. Esta forma de oferta tem a preocupação em atender as especificidades dos estudantes que recorrem a tal modalidade de ensino no estado. Apesar dos avanços obtidos para EJA nas últimas décadas, ainda existem obstáculos para serem superados e a necessidade de políticas educacionais que atendam as demandas sociais e oportunizem educação de qualidade para todos.

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Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, UFRGS

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestre em Ensino pela UNIVATES. Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Eniz Conceição Oliveira, UNIVATES

Graduada em Química Licenciatura Plena pela UFRGS. Pós-graduada em Educação Química pela UFRGS. Mestre e Doutora em Química pela UFRGS. Professora do Centro Universitário UNIVATES e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas

José Claudio Del Pino, UFRGS e UNIVATES

Graduado em Licenciatura em Química e em Química Industrial pela PUCRS. Pós-graduado em Química pela UPF e em Ensino de Química pela UCS. Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS. Pós Doutor pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Maria Cristina Szczesny de Freitas, UNISC e SEDUC/RS

Graduada em Estudos Sociais e em História pela UNISC. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela FACISA. Professora da Educação Básica pela SEDUC/RS.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

LEÃO, M. F.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C.; FREITAS, M. C. S. de. Centros de Educação de Jovens e Adultos: Uma forma de ofertar educação a quem não teve oportunidade na idade própria em Mato Grosso. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 1, p. 61–73, 2015. DOI: 10.15536/thema.12.2015.61-73.275. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/275. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas