Centros de Educação de Jovens e Adultos: Uma forma de ofertar educação a quem não teve oportunidade na idade própria em Mato Grosso

Authors

  • Marcelo Franco Leão UFRGS
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES
  • José Claudio Del Pino UFRGS e UNIVATES
  • Maria Cristina Szczesny de Freitas UNISC e SEDUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.61-73.275

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas Educacionais, Modalidade de Ensino.

Abstract

O presente texto discorre sobre a Educação de Jovens e Adultos e sua importância para a escolarização de pessoas que não conseguiram completar seus estudos na idade apropriada. Seu objetivo é conhecer o contexto histórico da EJA no Brasil e também relatar a criação e a implantação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), no estado de Mato Grosso. Esta forma de oferta tem a preocupação em atender as especificidades dos estudantes que recorrem a tal modalidade de ensino no estado. Apesar dos avanços obtidos para EJA nas últimas décadas, ainda existem obstáculos para serem superados e a necessidade de políticas educacionais que atendam as demandas sociais e oportunizem educação de qualidade para todos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Franco Leão, UFRGS

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestre em Ensino pela UNIVATES. Doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Eniz Conceição Oliveira, UNIVATES

Graduada em Química Licenciatura Plena pela UFRGS. Pós-graduada em Educação Química pela UFRGS. Mestre e Doutora em Química pela UFRGS. Professora do Centro Universitário UNIVATES e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas

José Claudio Del Pino, UFRGS e UNIVATES

Graduado em Licenciatura em Química e em Química Industrial pela PUCRS. Pós-graduado em Química pela UPF e em Ensino de Química pela UCS. Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS. Pós Doutor pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES.

Maria Cristina Szczesny de Freitas, UNISC e SEDUC/RS

Graduada em Estudos Sociais e em História pela UNISC. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela FACISA. Professora da Educação Básica pela SEDUC/RS.

Published

2015-12-04

How to Cite

LEÃO, M. F.; OLIVEIRA, E. C.; DEL PINO, J. C.; FREITAS, M. C. S. de. Centros de Educação de Jovens e Adultos: Uma forma de ofertar educação a quem não teve oportunidade na idade própria em Mato Grosso. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 1, p. 61–73, 2015. DOI: 10.15536/thema.12.2015.61-73.275. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/275. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas