Assessing Computational Thinking
transdisciplinary case studies
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.117-132.204Keywords:
computational thinking, app programming, transdisciplinarity, andragogyAbstract
Computational thinking (CT) has been the theme of much research and is gradually being incorporated into the basic education curricula in Brazil. However, investigations regarding the assessment of computational thinking as well as its applicability in adult education are still incipient. This research aims to present four case studies using the Computational Thinking Reference Model (CTRM) as well as an andragogical construct to develop and evaluate CT skills in adult individuals who are students in a technology-related higher education course. This evaluative praxis is anchored in the concept of transdisciplinarity, encompassing the areas of philosophy, mathematics, and computer science, and thus, classifying the subjects as Code-Literate, Code-Literate, Unplugged Computational Thinker, or none of them. One of the results obtained in the research was that 80% of the subjects were classified as Code-Literate, meaning that the students were able to develop the skills proposed in the CTRM, including mobile app programming.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.