Empréstimo bancário: uma proposta de ensino à luz da Pesquisa Baseada em Design

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2364

Palavras-chave:

Empréstimo bancário, Educação Financeira, Sequência de atividades, PBD

Resumo

O estudo utiliza a abordagem da Pesquisa Baseada em Design (PBD) e tem por objetivo investigar as potencialidades de uma sequência de atividades que explora o Regime de Capitalização Composta para Empréstimos. Foi aplicada na disciplina de Matemática Financeira com estudantes do curso de Bacharelado em Administração. O trabalho foi estruturado de acordo com as fases da PBD propostas por Reeves (2000), quais sejam: análise do problema educativo; elaboração do artefato pedagógico; intervenção; e, avaliação e reflexão para um redesign do processo. Na primeira fase foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do curso de Administração, das Diretrizes da lei 9.394/96 e também dos trabalhos que tratam do ensino de Matemática Financeira; na segunda fase ocorreu a elaboração do artefato pedagógico; na terceira fase, a sequência foi aplicada e na quarta fase foram analisados o artefato e a proposta como um todo vislumbrando o redesign. Pode-se observar que as atividades propostas contribuíram para reflexão dos estudantes sobre a Educação Financeira a partir das aplicações do conteúdo em situações reais da vida cotidiana.

Biografia do Autor

Denise Ritter, Universidade Franciscana

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UFN. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática - UFN.

Josiele Maria Fusiger, Universidade Fransciscana

Mestre em Ensino de Física e Matemática - UFN. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática - UFN.

Patricia Cristiane da Cunha Xavier, Universidade Fransciscana

Mestre em Engenharia de Produção - UFSM. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática – UFN. https://orcid.org/0000-0002-7259-1271

Aline Grohe Schirmer Pigatto, Universidade Fransciscana

Mestre em Zootecnia - UFSM. Doutora em Botânica - UFRGS. Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UFN.

Eleni Bisognin, Universidade Fransciscana

Mestre em Matemática - UFRJ. Doutora em Matemática - UFRJ. Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UFN. https://orcid.org/0000-0003-3266-6336

Referências

AKKER, Jan van den. Principles and Methods of Development Research. In: AKKER, Jan van den; BRANCH, Robert Maribe; GUSTAFSON, Kent; NIEVEEN, Nienke; PLOMP, Tjeerd. Design Approaches and Tools in Education and Training. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, p. 1-14, 1999.

BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 02 set. 2019.

BROWN, Ann Lesley. Design experiments: theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, Madison, v.2, n.2, p.141-178, 1992.

DESIGN-BASED RESEARCH COLLECTIVE (DBRC). Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, 2003.

GRAVEMEIJER, Koeno; EERDE, Dolly van. Design research as a means for building a knowledge base for teachers and teaching in mathematics education. The Elementary School Journal, v. 109, n.5, p. 510-524, 2009.

HERMINIO, Paulo Henrique. Matemática Financeira - um enfoque da Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino e Aprendizagem. 2008. 244f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

KELLY, Anthony. Design research in education: yes, but is it methodological? The Journal of the Learning Science, v.13, n.1, p.115-128, 2004.

LEME, Nelson Dias. O ensino-aprendizagem de Matemática Financeira utilizando ferramentas computacionais: uma abordagem construcionista. 2007. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO. XXXXXXXXXXXX

ROSETTI JÚNIOR, Hélio; SCHIMIGUEL, Juliano. Educação Matemática Financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. Revista Científica Internacional: Inter Science Place, ano 2, n. 9, p. 113, out/nov., 2009.

RAMOS, Paula. Ambiente Virtual Vivências: análise do processo de desenvolvimento na perspectiva da pesquisa baseada em design. Rio de Janeiro: UFRJ/ NUTES, 2010. 240 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

REEVES, Thomas C. Enhancing the worth of instructional technology research trough “Design Experiments” and other developmental research strategies. In: Annual meeting of the American Educational Research Association (AERA), 10, 2000, New Orleans, LA. Anais... New Orleans, LA: American Educational Research Association, 2000. p. 1-15.

SILVA, Amarildo Melchiades da; RUTGERS, Arthur Belford Powell. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. In: ENEM, XI, 2013, Curitiba. Anais… Curitiba: 2013, p. 1-17.

STEFFE, Lesly P.; THOMPSON, Patrick. W. Teaching Experiment Methodology: Underlying Principles and Essential Elements. In: LESH, Richard; KELLY, Anthony E. (Ed.). Research design in mathematics and science education. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 2000, p. 267-307.

VIEIRA, Leandro Carvalho. A Matemática Financeira no ensino médio e sua articulação com a cidadania. 2010. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2010.

WANG, Feng.; HANNAFIN, Michael J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. ETR&D, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Ritter, D., Fusiger, J. M. ., da Cunha Xavier, P. C. ., Grohe Schirmer Pigatto, A. ., & Bisognin, E. . (2021). Empréstimo bancário: uma proposta de ensino à luz da Pesquisa Baseada em Design. Revista Educar Mais, 5(3), 461-473. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2364

Edição

Seção

Artigos