A Educação do Campo na pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: um levantamento
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.120-139.1755Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Ciências e Matemática, Formação de Professores, Currículo.Resumo
O presente trabalho visa analisar e mapear as produções de programas de pós-graduação referentes ao ensino de Ciências e Matemática voltadas para a modalidade da Educação do Campo. Para alcançar tal objetivo realizamos uma pesquisa em plataformas digitais sobre os temas citados, em busca de produções que discutissem o Ensino de Ciências e Matemática para uma análise em momento posterior. Durante as análises observamos a diversidade de produções, uma vez que foram encontrados trabalhos que abrangem diversos ramos da Ciência e da Matemática. Após as análises foi possível identificar que apesar de muitas propostas prezarem pelo Ensino de Ciências e Matemática ainda há uma compartimentalização de saberes. Ainda, fica evidente que todas as propostas e discussões que envolvem as temáticas de Currículo e Formação de Professores propõem formação continuada e adequações pedagógicas e organizacionais para que as escolas do campo atendam as necessidades da comunidade. Frente a isto, as publicações voltadas para o Ensino e Aprendizagem, prezam por garantir que os aspectos da comunidade e da vida no campo sejam enaltecidos nas práticas escolares, uma vez que se preocupam com a questão de dar significados aos conhecimentos escolares por meio da cultura. Para concluir, ressaltamos o quão é importante a construção e implementação de propostas que diferenciem o currículo das escolas do campo, uma vez que estas vão ao encontro dos documentos oficiais que regem a Educação do Campo no Brasil, prezando pela cultura, crenças e saberes oriundos de aspectos socioculturais e são uma alternativa para a descompartimentalização dos saberes.
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