Utilização de softwares de simulações computacionais para o ensino de estequiometria: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3118Palavras-chave:
Softwares, Ensino de Química, AprendizagemResumo
O conteúdo de Estequiometria é fundamental para o entendimento do conhecimento Químico, no entanto, devido sua complexidade e nível de abstração elevado é entendido como de difícil compreensão, o que reforça a importância de o professor buscar e trabalhar com ferramentas de ensino que possam auxiliar no processo de aprendizagem dos estudantes, tais como softwares de simulações computacionais. Diante disso, desenvolveu-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de apontar os principais softwares computacionais que são utilizados para ensinar o referido conteúdo. Para tal, criou-se uma string de busca e aplicou em três bases de dados, a saber: Periódicos Capes, IEEE Xplore e ERIC, os trabalhos selecionados foram publicados entre os anos de 2013 a 2021. A revisão permitiu identificar alguns dos softwares utilizados e suas vantagens no ensino de Estequiometria, das quais destaca-se a capacidade de oferecer uma aprendizagem significativa e motivar os estudantes em relação ao conteúdo, além de permitir melhor visualização do que ocorre durante uma reação química, reduzindo assim, seu grau de abstração.
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