Uso de software de simulación computacional para la enseñanza de la estequiometría: una revisión sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3118

Palabras clave:

Softwares, Enseñanza de la química, Aprendiendo

Resumen

El contenido de la Estequiometría es fundamental para la comprensión de los conocimientos químicos, sin embargo, por su complejidad y alto nivel de abstracción, se entiende como de difícil comprensión, lo que refuerza la importancia del docente de buscar y trabajar con herramientas didácticas que puedan ayudar. en el proceso El proceso de aprendizaje de los estudiantes, como el software de simulación por computadora. Ante esto, se desarrolló una Revisión Sistemática de Literatura (SLR) con el objetivo de señalar los principales softwares computacionales que se utilizan para la enseñanza de los referidos contenidos. Para ello se creó una cadena de búsqueda y se aplicó a tres bases de datos, a saber: Periódicos Capes, IEEE Xplore y ERIC, los trabajos seleccionados fueron publicados entre los años 2013 al 2021. La revisión permitió identificar algunos de los software utilizados y sus ventajas en didáctica de la estequiometría, de la que se destaca la capacidad de ofrecer un aprendizaje significativo y motivar a los estudiantes en relación con el contenido, además de permitir una mejor visualización de lo que ocurre durante una reacción química, reduciendo así su grado de abstracción.

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Biografía del autor/a

Poliana de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Ceará

É licenciada em Educação do Campo/ Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, mestranda no programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Durante a graduação, participou como bolsista do Programa Residência Pedagógica e de projetos de extensão. Atualmente, é professora Celetista da Rede Estadual de Educação do Piauí, lecionando a disciplina de Química.

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

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Publicado

2023-05-01

Cómo citar

Carvalho, P. de S., Marçal de Barros Filho, E. ., & de Lima, L. (2023). Uso de software de simulación computacional para la enseñanza de la estequiometría: una revisión sistemática. Educar Mais, 7, 414–426. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3118

Número

Sección

Artículos