Use of computer simulation software for stoequiometry teaching: a systematic review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3118

Keywords:

Softwares, Chemistry teaching, Learning

Abstract

The content of Stoichiometry is fundamental for the understanding of chemical knowledge, however, due to its complexity and high level of abstraction, it is understood as difficult to understand, which reinforces the importance of the teacher to seek and work with teaching tools that can help in the process. students' learning process, such as computer simulation software. In view of this, a Systematic Literature Review (SRL) was developed with the objective of pointing out the main computational software that are used to teach the referred content. To this end, a search string was created and applied to three databases, namely: Periodicals Capes, IEEE Xplore and ERIC, the selected works were published between the years 2013 to 2021. The review allowed identifying some of the software used and its advantages in teaching Stoichiometry, of which the ability to offer meaningful learning and motivate students in relation to the content stands out, in addition to allowing better visualization of what occurs during a chemical reaction, thus reducing its degree of abstraction.

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Author Biographies

Poliana de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Ceará

É licenciada em Educação do Campo/ Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, mestranda no programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Durante a graduação, participou como bolsista do Programa Residência Pedagógica e de projetos de extensão. Atualmente, é professora Celetista da Rede Estadual de Educação do Piauí, lecionando a disciplina de Química.

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

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Published

2023-05-01

How to Cite

Carvalho, P. de S., Marçal de Barros Filho, E. ., & de Lima, L. (2023). Use of computer simulation software for stoequiometry teaching: a systematic review. Educar Mais, 7, 414–426. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3118