Physiological and biochemical potential of wheat seeds produced in different brazilian states

Autores

  • Ruddy Alvaro Veliz Escalera Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.
  • João Roberto Pimentel Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil.
  • Ivan Ricardo Carvalho Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí/RS - Brasil.
  • Vinícius Jardel Szareski Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.
  • Lanes Beatriz Acosta Jaques Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Alegrete/RS - Brasil.
  • Mauricio Horbach Barbosa Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.
  • Giordano Gelain Conte Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.
  • Andrew Cremonini Bortoli Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.
  • Cristiano Dietrich Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS - Brasil.
  • André Luiz Radunz Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil.
  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil.
  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Capão do Leão/RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.104-121.2995

Palavras-chave:

Triticum aestivum L., produção de sementes, fisiologia e armazenamento de sementes

Resumo

The objective of this work was to evaluate the physiological and biochemical performance of wheat seeds produced in different locations in Brazil. This study was conducted in a randomized block design with 11 treatments and three replications. The analysis of variance revealed significance for the Germination (G), Germination Speed (GS), Accelerated Aging (AA), Root Length (RL), Emergence Speed (ES), Seedling Length (SL), Thousand Seed Mass (TSM), Hectolitre Weight (HW), Leaf Area (LA) and the content of Protein (PTN), Lipids (LIP), Crude Fiber (FB), Ashes (CNZ), Starch (AMD), Total Carbohydrates (CT), and Non-fibrous Carbohydrates (CNF). The seeds of the cultivar TBIO Audaz originated from Brasília presented superior quality, with higher vigor in the accelerated ageing test, shoot length and emergence speed. It was also the cultivar with the highest starch content. Among the studied material, it is verified that regardless of the cultivar and local of wheat seeds production there is a positive association between the biochemical and physical attributes that influence the physiological quality of seeds, standing out the starch, fiber content and mineral material, as well as the thousand seeds mass, germination, vigor, and seedling length.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruddy Alvaro Veliz Escalera, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.

Possui graduação em Engenhería Agronómica - Universidad Autonoma Gabriel René Moreno (2014). Tem experiência na área de Agronomia. Atualmente é Mestrando do Programa de Pós - graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes na Universidade Federal de Pelotas.

João Roberto Pimentel, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2014), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2018) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2022).

Ivan Ricardo Carvalho, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí/RS - Brasil.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (2018).Pós Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes/Plantas de Lavoura através da Universidade Federal de Pelotas (2018/2019). Atualmente é Professor de Agronomia e Medicina Veterinária, Coordenador do Programa de Melhoramento Genético na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - (Linha de Pesquisa Grãos) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

Vinícius Jardel Szareski, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.

Atua como coordenador de produção de semente genética da GDM no estado de São Paulo. Foi coordenador de produção agrícola no grupo SLC Agrícola (fazenda Panorama/BA), sendo responsável por implantar e executar o planejamento da unidade de 22 mil hectares destinado a produção de sementes de soja, algodão e milho. Foi Trainee e Responsável Técnico de Produção e Qualidade de Sementes na mesma, atuando na supervisão de campos de produção de sementes de soja e algodão nos estados de Goiás, Bahia e Tocantins. Possui mestrado (2017) e Doutorado (2020) em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Engenheiro Agrônomo (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM - Campus de Frederico Westphalen - RS. Realizou o curso Técnico em Agropecuária (2011) pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).

Lanes Beatriz Acosta Jaques, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Alegrete/RS - Brasil.

Professora Substituta na Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Alegrete, atuando no curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Santa Maria (2018/2021). Têm experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, Engenharia e Tecnologia de Pós-Colheita de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nas linhas de pesquisas de: Beneficiamento, Processamento, Secagem, Armazenamento e Qualidade de Produtos Agrícolas. Durante o doutorado desenvolveu e validou um um dispositivo para monitoramento da qualidade da massa de grãos de soja no transporte rodoviário. Mestre em Ciências pelo programa de Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2018). No mestrado trabalhou com pesquisas na área de produção e tecnologia de sementes, fisiologia e pós-colheita. Engenheira Agrícola formada pela Universidade Federal do Pampa em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Durante a graduação foi Bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS e CNPq, desenvolvendo atividades de pesquisa e extenção voltadas a pós-colheita de grãos e sementes.

Mauricio Horbach Barbosa, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, Mestrando em Agronomia, concentração em Fitomelhoramento na Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência nas áreas de experimentação agrícola, genética quantitativa, melhoramento genético e produção de plantas.

Giordano Gelain Conte, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.

Mestrando em Agronomia (Fitomelhoramento) pela Universidade Federal de Pelotas (CAPES). Possui título de Bacharel em Agronomia pela mesma Instituição, com período de graduação sanduíche na Illinois State University-EUA, pelo programa Ciência sem Fronteiras (CAPES). Possui experiência nas áreas de melhoramento genético vegetal, experimentação agrícola e produção vegetal.

Andrew Cremonini Bortoli, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas/RS - Brasil.

Engenheiro Agrônomo: Universidade Federal de Pelotas (2014/1). Especialista em Proteção de Plantas: Universidade Federal de Viçosa (2016/1). Especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes (2017/2019). Estudante de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia de Sementes (2018/2020). Já atuou profissionalmente como: Assistente Técnico de Vendas - BASF - UNICAMPO (São Borja - RS e Região). Assistente Técnico de Sementes - Sementes Agroceres - Tritec / Agrometa ( Santa Maria - RS e Região / Passo Fundo - RS e Região). Assistente Técnico de Vendas - BASF - UNICAMPO (Pelotas - RS e Região). Assistente Técnico de Desenvolvimento e Marketing - CORTEVA - UNICAMPO (Camaquã - RS e Região). Representante Técnico de Vendas Pleno - BASF (Pelotas - RS e Região / Santa Maria e Região). Atualmente Trabalha como: Engenheiro Agrônomo autônomo.

Cristiano Dietrich Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo/RS - Brasil.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma instituição (2014 e 2017). Foi bolsista de Pós doutorado PNPD-Capes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, participando de projetos de pesquisa na Linha de Ciência e Tecnologia de Grãos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Pós-Colheita de Grãos. Desenvolve pesquisa nas temáticas de secagem, armazenagem, processamento e qualidade de grãos, com enfoque na manutenção da qualidade proteica, amido, óleo e metabólitos especializados. Atuou como professor na disciplina de Processamento de Grãos e Derivados no curso Técnico em Agropecuária, da Fundação Bradesco. Atuou como Auditor na produção e certificação de sementes junto a Fundação Pró sementes de Apoio a Pesquisa. Além disso, desenvolveu produtos e processos que originaram patentes depositadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente é Professor no Programa de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos e pesquisador no Itt Nutrifor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

André Luiz Radunz, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil.

Filho de agricultores familiar. Técnico em Agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG - UFPel), Pelotas, RS (2004); Possui Graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, na Universidade Federal de Pelotas (FAEM - UFPel), Pelotas, RS (2010); Mestrado em Agronomia pelo programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (SPAF - UFPel), Pelotas, RS (2012), onde foi bolsista CNPq. Especialização em Educação (2013) pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul - RS), bem como especialização técnica em produção e uso de plantas ornamentais e bioativas (2013), também pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul - RS). Doutorado em Agronomia pelo programa de Pós-graduação em Agronomia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel - 2014), onde foi bolsista CNPq. Foi professor substituto e bolsista em pesquisa DTI II (FAPERGS/CAPES) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, RS. Também atuou como professor e coordenador de curso no Instituto de Desenvolvimento Educacional de Passo Fundo (IDEAU). Atualmente é professor Adjunto da UFFS, Campus Chapecó onde atua no curso de agronomia com ênfase em estudos que contemplam aspectos agroclimatologicos dos cultivos, plantas e compostos bioativos e os sistemas de base ecológica, produção e beneficiamento de grãos e sementes, produção orgânica de sementes e tecnologias alternativas para produção de sementes. Criador e líder do grupo de pesquisa do CNPq em Agroecossistemas Sustentáveis (GPAS) até 2022. Criador e lider do grupo de pesquisa Agrometeorologia e produção sustentável de alimentos (Agromets). É membro do comitê editorial da revista Brasileira de extensão (UFFS) e da revista South American Sciences. Atua como co-orientador de mestrado e doutorado.

Tiago Zanatta Aumonde, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil.

Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência & Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) atuando na linha de pesquisa Fisiologia da Semente com pesquisa relacionada a Fisiologia da Produção e do Estresse, Qualidade Fisiológica e Metabolismo de Sementes de Plantas Cultivadas. Mestrado em Fisiologia Vegetal, linha de pesquisa Fisiologia da Produção Vegetal e Graduação em Agronomia e, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Possui Curso Técnico Profissionalizante com habilitação em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - Departamento de Fitotecnia, onde também integra o corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes e do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes - UFPel com inserção em países da América Latina (Portaria No.074 de 09 Janeiro de 2014) a outubro de 2014 (De portaria No. 1.992 de 21 de Outubro de 2014). Foi Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, modalidade Mestrado Acadêmico e Doutorado de outubro de 2014 (Portaria No. 1.994 de 21 de Outubro de 2014) a setembro de 2016 (Portaria 1.217 de 05 de setembro de 2016) e do Curso de Mestrado Profissional de abril de 2015 (Portaria No. 562 de 22 de abril de 2015) a setembro de 2016 (Portaria No. 1207 de 01 de setembro de 2016) da Universidade Federal de Pelotas. Orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e de Doutorado. Participou do projeto com inserção internacional intitulado "Produção, avaliação e conservação de sementes de quinoa (Chenopodium quinoa Wild)" , realizado em parceria entre UFPel, Embrapa e a Oregon State University (USA). É revisor de periódicos Nacionais e Internacionais, especializados na área de agronomia. Possui experiência em Produção e Tecnologia de Sementes de Alta Performance. Atua como Coordenador de Projeto na área de Ciência e Tecnologia de Sementes, sendo, também colaborador em projetos na mesma área. Foi Prof. Responsável/regente da Disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes ministrada ao Curso de Agronomia - UFPel. É representante Titular da UFPel na Comissão de Sementes e Mudas do Estado do Rio Grande do Sul (CSM/RS) - Portaria 1621, de 13 de Julho de 2018 substituida pela Portaria 607 de12 DE ABRIL DE 2021. Representante suplente da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes (PPGCTS) junto à Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL). Responsável pelo Laboratório de BioSementes vinculado ao DFt/PPG em C&T de Sementes - UFPel. Atualmente é Coordenador Adjunto do PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes (Mestrado Acadêmico e Doutorado) - PORTARIA Nº 1552, DE 08 DE OUTUBRO DE 2020; e, Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes - UFPel - PORTARIA Nº 1551, DE 08 DE OUTUBRO DE 2020. Desenvolve Pesquisa em Produção, Pós-Colheita e Fisiologia de Sementes, asssim como, Ensino e Extensão. Atualmente esta como coordenador do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Semente - UFPel que possui convênio com a APROSEMP (Associação de Produtores de Sementes do Paraguai) - Portaria 2183, de 29 de dezembro de 2021.

Tiago Pedó, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Capão do Leão/RS - Brasil.

Professor da Carreira do Magistério Superior na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Agronomia com ênfase em Produção Vegetal / Fisiologia da Produção PPGSP Agrícola Familiar. Doutor pelo PPGC&T de Sementes, nas áreas de fisiologia da produção, do estresse e de sementes de plantas de lavoura. Pós Doutor no PPGC&T de Sementes, na área de pseudocereais. Possui Curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen/Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve projetos de pesquisa em parceria com Professores da Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Federal Fronteira Sul, e com Pesquisadores da EMBRAPA Clima Temperado. Atualmente integra o corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes e do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes, sendo o atual Coordenador do Curso (PORTARIA Nº 1037, DE 25 DE ABRIL DE 2019) e do PPG (PORTARIA Nº 1552, DE 08 DE OUTUBRO DE 2020), com inserção em países da América Latina e com convênio ativo com a Asociación de Productores de Semillas Del Paraguay (APROSEMP) (EDITAL Nº 163/2019). Representante titular da FAEM junto Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL). Orienta alunos de Iniciação Científica, TCC, estágio final, monografia, Mestrado e de Doutorado. É revisor de periódicos Nacionais e Internacionais, especializados na área de Plantas de Lavoura e Sementes. Possui experiência na área de Agronomia com ênfase em Fitotecnia, Plantas de Lavoura, Produção e Beneficiamento de Sementes, Fisiologia da Produção e do Estresse das Plantas de Lavora. Participar de projetos de pesquisa e extensão como Coordenador e colaborador na FAEM-UFPel.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

ESCALERA, R. A. V. .; PIMENTEL, J. R. .; CARVALHO, I. R. .; SZARESKI, V. J. .; JAQUES, L. B. A. .; BARBOSA, M. H.; CONTE, G. G.; BORTOLI, A. C. .; FERREIRA, C. D. .; RADUNZ, A. L.; AUMONDE, T. Z.; PEDÓ, T. Physiological and biochemical potential of wheat seeds produced in different brazilian states. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 104–121, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.104-121.2995. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2995. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)