UMA BREVE ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO CONSTRUTIVISMO E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS NA PRÁTICA DOCENTE COM RELAÇÃO AO ENSINO DA ARITMÉTICA ELEMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.523Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os argumentos básicos da Epistemologia Genética e da Teoria dos Campos Conceituais, e também destacar a influência desses dois sistemas de ideias na prática docente, especialmente no que diz respeito ao ensino das operações aritméticas elementares, tendo em vista os avanços que as duas teorias proporcionaram para o entendimento da aprendizagem de conceitos básicos da Matemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. De acordo com nosso levantamento, nem todos os professores possuem conhecimentos epistemológicos que possibilitem uma análise didática das situações que podem desenvolver habilidades para resolver problemas aditivos ou multiplicativos, utilizando na maioria das vezes, problemas com maior ênfase na simbologia, ou seja, com expectativa de resolução por algoritmos, exclusivamente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.