A Relação entre Conceitos Algébricos Formais e o Ensino da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Vinicius Carvalho Beck Instituto Federal Sul-Riograndense - Campus CAVG
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.192-201.1487

Palavras-chave:

Pensamento algébrico. Álgebra. Anos iniciais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é elucidar pontos de aproximação entre os conceitos algébricos formais e como tais conceitos são transpostos para serem trabalhados nos anos iniciais de escolaridade. Analisamos os dados a partir do referencial da teoria da transposição didática do pesquisador francês Yves Chevallard, que afirma que o conhecimento passa por três grandes etapas até ser ensinado na escola: conhecimento do sábio, conhecimento a ser ensinado e conhecimento ensinado. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Primeiramente houve uma investigação sobre a composição formal de conceitos algébricos, constituída por definições e resultados matemáticos encontrados em livros especializados de Álgebra, seguida por uma comparação e tentativa de encontrar relações com trabalhos na área da Educação que abordam especificamente o pensamento algébrico nos anos iniciais. Como conclusão geral, podemos dizer que houve forte adaptação dos conceitos algébricos formais para que fosse possível tratá-los no contexto dos anos iniciais, sobretudo no que diz respeito às representações usadas nos problemas propostos. Isto é positivo, tendo em vista que o objetivo de incluir o pensamento algébrico nos anos iniciais é desenvolver as estratégias de resolução, sem a preocupação do rigor nas representações simbólicas da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Beck, Instituto Federal Sul-Riograndense - Campus CAVG

Vinicius Carvalho Beck é professor de Matemática do Instituo Federal Sul-riograndense (IFSUL), atuando no campus Visconde da Graça (IFSUL-CAVG) em Pelotas, e é estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui formação nos cursos Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010), Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013) e Mestrado em Educação (FURG, 2014-2015). Trabalha com Matemática do Ensino Médio, Estatística e Matemática Financeira para cursos de graduação. Pesquisa sobre o pensamento matemático, a didática da Matemática Financeira e calculadoras didáticas.

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

João Alberto da Silva é Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. É líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática dos anos Iniciais - GEEMAI. Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru). É Consultor do INEP para avaliação de cursos graduação (SINAES) e para elaboração de itens para a Prova SAEB de Matemática do 2º e 5º ano. Integra a Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Coordenador Adjunto da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para Matemática dos anos iniciais (PNLD 2018-2021). Coordenou o GT de Educação Matemática da AnpedSul 2016. Foi Editor da Revista Momento (ISSN 0102-2717) entre 2010 e 2013 e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG entre 2011 e 2013. Faz parte da Diretoria Regional do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) como 2º secretário (2018-2020). É coordenador adjunto do GT01 da SBEM-Nacional sobre ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais (2018-2021) e pertence ao mandato atual do Conselho Nacional Editorial da SBEM, que edita as revistas da associação e organiza as políticas de publicação de livros e outras obras. Membro do Conselho Editorial da Editora CRV e da Editora da Universidade Federal de Rondônia. Coordena o projeto de extensão Programa de Alfabetização Matemática para formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

Beck, V. C., & Silva, J. A. da. (2019). A Relação entre Conceitos Algébricos Formais e o Ensino da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educar Mais, 3(2), 192–201. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.192-201.1487

Edição

Seção

Artigos