A Relação entre Conceitos Algébricos Formais e o Ensino da Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.192-201.1487Keywords:
Pensamento algébrico. Álgebra. Anos iniciais.Abstract
O objetivo deste trabalho é elucidar pontos de aproximação entre os conceitos algébricos formais e como tais conceitos são transpostos para serem trabalhados nos anos iniciais de escolaridade. Analisamos os dados a partir do referencial da teoria da transposição didática do pesquisador francês Yves Chevallard, que afirma que o conhecimento passa por três grandes etapas até ser ensinado na escola: conhecimento do sábio, conhecimento a ser ensinado e conhecimento ensinado. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Primeiramente houve uma investigação sobre a composição formal de conceitos algébricos, constituída por definições e resultados matemáticos encontrados em livros especializados de Álgebra, seguida por uma comparação e tentativa de encontrar relações com trabalhos na área da Educação que abordam especificamente o pensamento algébrico nos anos iniciais. Como conclusão geral, podemos dizer que houve forte adaptação dos conceitos algébricos formais para que fosse possível tratá-los no contexto dos anos iniciais, sobretudo no que diz respeito às representações usadas nos problemas propostos. Isto é positivo, tendo em vista que o objetivo de incluir o pensamento algébrico nos anos iniciais é desenvolver as estratégias de resolução, sem a preocupação do rigor nas representações simbólicas da criança.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.