A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO SOBRE INSETOS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.507Resumo
Os insetos são animais de corpo segmentado, que apresentam uma organização corporal com três tagmas, sendo eles: cabeça, tórax e abdômen. Devido à importância ecológica e a dimensão desta classe torna-se fundamental trabalhar com este assunto em sala de aula, desmistificando assim alguns conhecimentos populares e muitas vezes errôneos que os alunos possuem. Portanto, seguindo uma linha construtivista se faz necessário verificar os conhecimentos prévios dos alunos antes de introduzir qualquer nova informação, servindo dessa forma, para que o professor possa planejar estratégias que auxiliem os alunos a terem uma aprendizagem significativa. A oficina teve por objetivo proporcionar uma atividade prática para que os alunos conheçam um pouco mais sobre os insetos, caracterizando-os e os diferenciando de outros grupos. Foi desenvolvida pelo Projeto Vida de Insetos no Programa de Extensão “Biotecnologia Invade a Escola: Cultivando com Ciência” que é desenvolvido na UFPel. Participaram desta atividade 16 alunos do sexto ano de uma escola pública do município de Pelotas. Antes da oficina foi feita uma coleta de dados acerca dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os insetos. O instrumento de coleta consistia em uma folha com imagens de diversos animais, destes os alunos deveriam circular o que no conhecimento deles seriam insetos. Uma vez realizado esse processo foi realizada uma categorização dos animais marcados pelos alunos, e então foi feita a contabilização de quantos alunos marcaram cada animal. Nos resultados verificou-se que o mosquito e a barata foram os desenhos mais indicados. Já a aranha e a centopeia também foram marcadas como insetos pela grande maioria dos alunos. Diante dos nossos resultados pode-se perceber claramente que os alunos trazem conhecimentos equivocados sobre os insetos, e que as maiorias não reconheciam suas principais características.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.