A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO SOBRE INSETOS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.507Abstract
Os insetos são animais de corpo segmentado, que apresentam uma organização corporal com três tagmas, sendo eles: cabeça, tórax e abdômen. Devido à importância ecológica e a dimensão desta classe torna-se fundamental trabalhar com este assunto em sala de aula, desmistificando assim alguns conhecimentos populares e muitas vezes errôneos que os alunos possuem. Portanto, seguindo uma linha construtivista se faz necessário verificar os conhecimentos prévios dos alunos antes de introduzir qualquer nova informação, servindo dessa forma, para que o professor possa planejar estratégias que auxiliem os alunos a terem uma aprendizagem significativa. A oficina teve por objetivo proporcionar uma atividade prática para que os alunos conheçam um pouco mais sobre os insetos, caracterizando-os e os diferenciando de outros grupos. Foi desenvolvida pelo Projeto Vida de Insetos no Programa de Extensão “Biotecnologia Invade a Escola: Cultivando com Ciência” que é desenvolvido na UFPel. Participaram desta atividade 16 alunos do sexto ano de uma escola pública do município de Pelotas. Antes da oficina foi feita uma coleta de dados acerca dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os insetos. O instrumento de coleta consistia em uma folha com imagens de diversos animais, destes os alunos deveriam circular o que no conhecimento deles seriam insetos. Uma vez realizado esse processo foi realizada uma categorização dos animais marcados pelos alunos, e então foi feita a contabilização de quantos alunos marcaram cada animal. Nos resultados verificou-se que o mosquito e a barata foram os desenhos mais indicados. Já a aranha e a centopeia também foram marcadas como insetos pela grande maioria dos alunos. Diante dos nossos resultados pode-se perceber claramente que os alunos trazem conhecimentos equivocados sobre os insetos, e que as maiorias não reconheciam suas principais características.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.