A IMPORTÂNCIA DO RESGATE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO SOBRE INSETOS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.507Resumen
Os insetos são animais de corpo segmentado, que apresentam uma organização corporal com três tagmas, sendo eles: cabeça, tórax e abdômen. Devido à importância ecológica e a dimensão desta classe torna-se fundamental trabalhar com este assunto em sala de aula, desmistificando assim alguns conhecimentos populares e muitas vezes errôneos que os alunos possuem. Portanto, seguindo uma linha construtivista se faz necessário verificar os conhecimentos prévios dos alunos antes de introduzir qualquer nova informação, servindo dessa forma, para que o professor possa planejar estratégias que auxiliem os alunos a terem uma aprendizagem significativa. A oficina teve por objetivo proporcionar uma atividade prática para que os alunos conheçam um pouco mais sobre os insetos, caracterizando-os e os diferenciando de outros grupos. Foi desenvolvida pelo Projeto Vida de Insetos no Programa de Extensão “Biotecnologia Invade a Escola: Cultivando com Ciência” que é desenvolvido na UFPel. Participaram desta atividade 16 alunos do sexto ano de uma escola pública do município de Pelotas. Antes da oficina foi feita uma coleta de dados acerca dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os insetos. O instrumento de coleta consistia em uma folha com imagens de diversos animais, destes os alunos deveriam circular o que no conhecimento deles seriam insetos. Uma vez realizado esse processo foi realizada uma categorização dos animais marcados pelos alunos, e então foi feita a contabilização de quantos alunos marcaram cada animal. Nos resultados verificou-se que o mosquito e a barata foram os desenhos mais indicados. Já a aranha e a centopeia também foram marcadas como insetos pela grande maioria dos alunos. Diante dos nossos resultados pode-se perceber claramente que os alunos trazem conhecimentos equivocados sobre os insetos, e que as maiorias não reconheciam suas principais características.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.