As contribuições das metodologias ativas no Ensino de Ciências para o processo de ensino e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3395

Palavras-chave:

aprendizagem ativa, autonomia, ensino fundamental, aprendizagem baseada em investigação, protagonismo estudantil

Resumo

Diante de um ensino marcado, quase que exclusivamente, pela utilização de metodologias de ensino tradicionais, que priorizam a transmissão das informações pelo professor e a memorização e a repetição pelos estudantes, dificilmente os alunos conseguem se envolver com o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário que os educadores conheçam outros tipos de metodologias de ensino e repensem suas práticas docentes. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo identificar a aplicação de metodologias ativas no ensino de Ciências como estratégia para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, no qual foram buscados os estudos já desenvolvidos sobre o tema. Ao final da revisão, foi possível identificar que as metodologias ativas contribuem para o processo de ensino aprendizagem, nos seguintes aspectos: mudança na relação professor-aluno; aumento da motivação e do interesse dos alunos; envolvimento dos estudantes na construção e na sintetização do conhecimento; geração de protagonismo e autonomia.

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Biografia do Autor

Vanessa Andressa Alves Krüger, Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS

Licenciada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016-2022).

Suzane Both Hilgert-Moreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Licenciada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Zoologia- Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência na área de formação de professores de Ciências e em Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Palinologia com ênfase em palinologia de Quaternário, melissopalinologia, polinização e ecologia de abelhas.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Alves Krüger, V. A., & Both Hilgert-Moreira, S. (2023). As contribuições das metodologias ativas no Ensino de Ciências para o processo de ensino e aprendizagem. Revista Educar Mais, 7, 723–738. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3395

Edição

Seção

Artigos