Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica

Autores

  • Aline Diesel Centro Universitário UNIVATES
  • Alda Leila Santos Baldez Centro Universitário UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Palavras-chave:

Metodologias ativas de ensino, Prática docente, Artigo de revisão.

Resumo

Este escrito constitui-se em um artigo de revisão, que tem como objetivo buscar pontos de convergência entre as metodologias ativas de ensino e outras abordagens já consagradas do âmbito da (re)significação da prática docente. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico das principais abordagens teóricas voltadas para os processos de ensino e de aprendizagem, pautados nas principais teorias de aprendizagem, como a aprendizagem pela interação social, preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Diesel, Centro Universitário UNIVATES

Licenciada em Letras (Univates), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates). Bolsista Prosup/Capes

Alda Leila Santos Baldez, Centro Universitário UNIVATES

Graduação em Pedagogia (UNICEUMA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates).

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação (PUCRS). Docente do Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Univates).

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Diesel, A., Santos Baldez, A. L., & Neumann Martins, S. (2017). Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, 14(1), 268–288. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)