O conceito de entropia e sua relação com o processo econômico: implicações ao Ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3076Palavras-chave:
Georgescu-Roegen, Entropia, Ensino de Física, Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Educação ambientalResumo
Este ensaio teórico trata de implicações ao ensino de física acerca das relações entre as leis da termodinâmica, o processo econômico e questões ambientais, na perspectiva de Nicholas Georgescu-Roegen (G-R). Tem-se como pressuposto que o desejo humano de domínio da natureza teve como foco o acúmulo de conhecimento e o de capital, na transformação da ciência em valor econômico. Os efeitos desse processo exigem a necessária reflexão sobre os limites impostos pela própria natureza, em termos energéticos e de recursos materiais. Assim, é urgente pensar um ensino de ciências que vise a globalidade e a compreensão das multidimensões dos fenômenos naturais e sociais e que busque problematizar as implicações da ciência e da tecnologia na sociedade e na salvaguarda ambiental.
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