Contribuições do pensamento de Georgescu-Roegen e Hans Jonas para a Educação em Ciências e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2593Palavras-chave:
Leis da termodinâmica, Princípio responsabilidade, Educação em Ciências e Tecnologia, CTSResumo
A maneira de agir dos seres humanos no mundo tem provocado mudanças na natureza e no comportamento social a tal ponto, que o ideal de um desenvolvimento sustentável torna-se insustentável. Para sensibilizar um olhar sistêmico e reflexivo sobre a condição humana, o ser e estar neste planeta que é finito, este estudo objetiva problematizar uma relação possível entre o princípio responsabilidade de Hans Jonas, as reflexões econômica-entrópica de Georgescu-Rogen e a Educação em Ciências e Tecnologia (ECT). Subsidia este estudo, uma pesquisa bibliográfica que fornece as bases teóricas e informativas para fazer com que as Ciências da Natureza, a Economia e a Filosofia se encontrem dialogicamente com vistas à conscientização e à preservação das diferentes formas de vida, da natureza e da própria humanidade. Tais reflexões voltam-se à ECT, fomentando a interdisciplinaridade e a visão holística tanto na formação de professores quanto nas áreas técnicas e tecnológicas, das ciências da natureza e humanas.
Downloads
Referências
BATTESTIN, Cláudia. GHIGGI, Gomercindo. O princípio responsabilidade de Hans Jonas: um princípio ético para os novos tempos. Thaumazein, Santa Maria, ano III, n.06, p. 69-85, out. 2010.
GEORGESCU-ROEGEN, Nicholas. O decrescimento: entropia, ecologia, economia. São Paulo: editora SENAC, 2012.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2.ed.rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a Educação. Porto Alegre: Meridional, 2015.
PRODANOV, Cleber Cristiano; ERNANI, Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Iara Maitê Campestrini Binder, Ana Paula Grimes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.