Contribuições do pensamento de Georgescu-Roegen e Hans Jonas para a Educação em Ciências e Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2593

Palavras-chave:

Leis da termodinâmica, Princípio responsabilidade, Educação em Ciências e Tecnologia, CTS

Resumo

A maneira de agir dos seres humanos no mundo tem provocado mudanças na natureza e no comportamento social a tal ponto, que o ideal de um desenvolvimento sustentável torna-se insustentável. Para sensibilizar um olhar sistêmico e reflexivo sobre a condição humana, o ser e estar neste planeta que é finito, este estudo objetiva problematizar uma relação possível entre o princípio responsabilidade de Hans Jonas, as reflexões econômica-entrópica de Georgescu-Rogen e a Educação em Ciências e Tecnologia (ECT). Subsidia este estudo, uma pesquisa bibliográfica que fornece as bases teóricas e informativas para fazer com que as Ciências da Natureza, a Economia e a Filosofia se encontrem dialogicamente com vistas à conscientização e à preservação das diferentes formas de vida, da natureza e da própria humanidade. Tais reflexões voltam-se à ECT, fomentando a interdisciplinaridade e a visão holística tanto na formação de professores quanto nas áreas técnicas e tecnológicas, das ciências da natureza e humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Maitê Campestrini Binder, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Licenciada em Física (UDESC), Especialista em Informática na Educação (UNERJ), Mestre em Física (UDESC), Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora do Instituto Federal de Santa Catarina/Campus Jaraguá do Sul-Rau.

Ana Paula Grimes de Souza, UNISOCIESC – Grupo Ânima

Licenciada em Física (UDESC), Mestre e Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora da UNISOCIESC – Grupo Ânima Educação e professora colaboradora da UDESC/Campus Joinville.

Referências

BATTESTIN, Cláudia. GHIGGI, Gomercindo. O princípio responsabilidade de Hans Jonas: um princípio ético para os novos tempos. Thaumazein, Santa Maria, ano III, n.06, p. 69-85, out. 2010.

GEORGESCU-ROEGEN, Nicholas. O decrescimento: entropia, ecologia, economia. São Paulo: editora SENAC, 2012.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2.ed.rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a Educação. Porto Alegre: Meridional, 2015.

PRODANOV, Cleber Cristiano; ERNANI, Cesar de Freitas. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Campestrini Binder, I. M., & Grimes de Souza, A. P. (2021). Contribuições do pensamento de Georgescu-Roegen e Hans Jonas para a Educação em Ciências e Tecnologia. Revista Educar Mais, 5(5), 1129–1136. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2593

Edição

Seção

Artigos